CAFÉ INCLUSIVO



Por: Priscila Mendes

Para quem gosta de conhecer novos lugares, e provar novos sabores, precisa visitar a cafeteria Café Inclusivo criado pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São Lourenço, no sul de Minas Gerais.

A cafeteria é o primeiro empreendimento totalmente inclusivo na região da cidade com toda uma equipe formada alunos a partir dos 16 anos com síndrome de down e outras deficiências que atuam no projeto da oficina profissionalizante.

Segundo o Presidente Voluntário da APAE, Eduardo Gonçalves, a ideia de criar o Café Inclusivo, surgiu do desejo dos próprios alunos “para fazerem parte da inserção no mercado de trabalho” ressalta.

O programa tem duração de seis meses com cada aluno, todos os participantes durante todo o período na cafeteria passam por treinamentos e acompanhamento de uma tutora e treinamentos multidisciplinar com técnicas de atendimento, compras e entre outras funções, destacando assim a autonomia e capacidade de cada aluno. Após esse período, os alunos são preparados para o mercado de trabalho e referenciados para as empresas da cidade e região. A APAE firmará compromisso também com estas empresas para o acompanhamento dos mesmos no local de trabalho.

O projeto Café Inclusivo, conta com uma equipe de seis pessoas que se revezam no período da manha e tarde para bem atender a todos e servir deliciosos bolos, biscoitos, salgados, além de outras gostosuras.

De acordo com Eduardo Gonçalves, o projeto visa desmitificar preconceitos ainda enraizados quanto a capacidade das pessoas com deficiência, sobretudo, a deficiência intelectual. A produção é realizada pelos alunos do projeto.

O Café Inclusivo funciona todos os dias das 8h as 17h30, na sede da APAE na Rua Clovis Reis 336, bairro São Lourenço Velho.

@PriscilaMendis – Jornalista
Especialista em Rádio,Tv, Web & Mídias Sociais
(31) 9221-4949 vivo e whatsapp
www.causosgerais.blogspot.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Alcione se apresenta na próxima semana em BH

Artigo Anterior

IRA! Folk em Contagem já tem setores esgotados

Relacionados