Fotografia: uma arte que passa longe de ser simples



Se você está dando os primeiros passos na fotografia em eventos, precisa entender que não basta apenas ter um bom equipamento fotográfico em mãos, mas sim, saber museá-lo de verdade

Um dos ramos que mais chama a atenção de fotógrafos iniciantes são os dos eventos e isso, porque o segmento tem diversas oportunidades de trabalho e a chance de desenvolver um bom portfólio. No entanto, para atuar nesse campo o profissional deve ter em mente, que primeiro, deve saber qual tipo de equipamento correto deve usar e em quais momentos eles podem ser uteis em shows e festas. Além disso, deve saber acima de tudo, como manusear corretamente esse equipamento fotográfico, já que no local, o acúmulo de pessoas é maior e o risco desse maquinário cair no chão e se quebrar é total!

O mercado é amplo e tem muitas oportunidades, mas, como, afirma o profissional Rodney Machado, com mais de 10 anos de estrada registrando momentos únicos da dupla César e Menotti e Fabiano, para encarar esse mercado, é preciso ter cuidado, preparo e atenção para não transformar o trabalho em um futuro prejuízo. De acordo com o fotógrafo, os iniciantes devem entender que nas mãos deles, está uma grande responsabilidade. “Quando um fotógrafo é contratado para cobrir o evento, ele leva consigo uma tamanha responsabilidade que é a de registrar cada momento daquela situação. Nada pode dar errado! O profissional tem que saber que o seu trabalho final perdurará por anos e contará a história daquele evento através do seu registro”, explica .

Segundo Rodney Machado, uma das premissas das coberturas de eventos, é o fotógrafo entender também, que antes de executar o trabalho, ele deve olhar os quesitos básicos de sua máquina. Para ele, mesmo sabendo que cada evento é de uma forma, é possível criar regras. “Na hora de começar a fotografar, o profissional não pode ter esquecido nenhum equipamento. A câmera não pode parar de funcionar. O cartão de memória não pode estar cheio. Nem a bateria pode acabar, portanto, sempre devemos ter um plano B caso isso aconteça, pois estamos trabalhando com máquinas. Embora cada evento seja de um jeito e cada situação e ambiente exijam um tipo de material, é possível definir, em regras gerais, os equipamentos indispensáveis para a cobertura”, diz.

Para alguns fotógrafos que estão começando na profissão, o registro de imagens parecer ser algo simples, no entanto, Rodney Machado salienta que de simplicidade o ofício passa bem longe. De acordo com ele, os iniciantes devem sempre se ater aos equipamentos que vão levar para um evento. “A fotografia está longe de ser uma arte simples! Entre variadas técnicas, conceitos e uso de equipamentos extremamente diversos, o fotógrafo iniciante tem muito a aprender. Alguns levam vários equipamentos que não vão utilizar em uma cobertura e isso pode atrapalhar na agilidade e desempenho do seu trabalho”.

Desafios

Para Rodney Machado, com a entrada da tecnologia na fotografia, nasceu um grande desafio para os profissionais que querem atuar de fato no mercado. “Com o avanço tecnológico das últimas décadas, nasceu um desafio extra, já que os acessórios para fotografia se tornaram ainda mais variados. Hoje em dia, temos um gadget para cada efeito e objetivo que você puder imaginar! Claro que isso é muito empolgante! Mas também pode significar um verdadeiro desafio para aqueles que estão começando na fotografia”, acredita.

Para não ter problemas nas coberturas de eventos, ele disse que prefere trabalhar com equipamentos que deem mais logística. “Quando vou fazer uma cobertura de show, gosto de trabalhar com uma alça lateral de couro que tem me ajudado demais no manuseio do equipamento e na movimentação. Embora trabalho circulando no meio de público, se eu trabalhasse com uma enorme mochila nas costas me atrapalharia demais nas funções. Por isso, saber definir e entender o espaço que você vai trabalhar, é de total relevância para o bom desempenho do trabalho”, conclui.

Serviço

Rodney Machado – Fotografia Profissional

Redes Sociais

Siga Rodney Machado

Instagram: @_rodneymachado

Facebook: Rodney Machado

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mineirão se prepara para sediar o Festeja Belo Horizonte

Artigo Anterior

Danilo Bottrel empresta a sua voz para mais dois grandes sucessos do sertanejo

Relacionados