Férias no Instituto Estação das Letras



Estão abertas as inscrições para os cursos de férias do Instituto Estação das Letras. As aulas continuam sendo feitas online, ao vivo, pela possibilidade de romperem horizontes geográficos.

Na programação, cuja íntegra está no link https://www.estacaodasletras.com.br/cursos, os interessados encontram cursos sobre Mário de Andrade, sobre a profissão de ghost writter e ainda possibilidades de desbloquear a escrita de contos e romances com professores respeitados no mercado literário internacional, entre outros.

As inscrições acontecem pelo [email protected].


Mergulho no Conto
com LUIS ROBERTO AMABILE, pela programação de férias do Instituto Estação das Letras, aborda questões de composição de contos.

 

Além de proporcionar um panorama do gênero, trabalha três elementos com maior ênfase: o personagem, o ambiente e o diálogo. Discute textos exemplares de autores como Lygia Fagundes Telles, Luiz Vilela, Vilma Âreas, Sérgio Sant´Anna, Mariana Enriquez, Juan Rulfo, Maria Fernanda Ampuero, entre outros. Engloba também propostas de criação e discussão de textos dos participantes. Desse modo, busca-se aprimorar a compreensão e o domínio dos recursos responsáveis pelos efeitos estéticos de um conto bem realizado.

 

Quem conduz as aulas online é Luís Roberto Amabile, escritor e professor da Escola de Humanidades da PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, dos livros de contos O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos), O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS) e O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020, vencedor do Prêmio Minuano).

Dias 13, 15, 20 e 22/07 (4as. e 6as. feiras) das 19h às 21h.

&&&

Um ghost writer é aquele que escreve o livro que você sempre sonhou escrever, não assina e desaparece como um fantasma após o processo. A função do ghost writer é pesquisar, entrevistar, recolher arquivos, papéis esparsos, enfim toda a memorabilia sobre o assunto e, especialmente, OUVIR o que o autor, porque as ideias, o jeito de se comunicar, os maneirismos são daquele que assina o livro. O ghost é simplesmente um ghost e disse deve se orgulhar.

O mercado editorial a cada ano abre mais as suas portas para livros de grandes empresários, que contam seus casos de sucesso; artistas famosos que assinam suas biografias; políticos que encontram outro veículo para suas plataformas eleitorais. É nesse momento que entra em cena o ghost writer, aquele que transforma em livro os pensamentos dos outros. E depois some, como um bom fantasma.

O curso As dores e delícia de ser Ghost Writer, que acontece online pelo Instituto Estação das Letras, é aberto a todos que gostam de escrever e será conduzido pela jornalista Tania Carvalho entre 12 e 15 de julho, das 19h ás 21h.

Tania tem 16 livros publicados na Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de SP – especializada em depoimentos na primeira pessoa de atores, diretores, cineastas, entre outros nomes da cultura nacional. Dentre eles, Irene Ravache – Caçadora de Emoções -, Tony Ramos – No Tempo da Delicadeza -, Paulo José – Memórias Substantivas -, Tônia Carrero – Movida pela Paixão -, finalista do Prêmio Jabuti 2010. Embora não seja ghost no sentido estrito da palavra nesses livros (porque assina todos eles), o trabalho realizado neles é muito semelhante: transformar palavras faladas em livro, mantendo o ritmo, a respiração, o jeito de cada um dos depoentes. Como ghost writer estrita tem outros livros publicados, mas como é fantasma não pode citá-los. Mas são muitos: biografias, livros sobre temas específicos, como administração pública, entre outros.

&&&

A figura e a obra do múltiplo Mário de Andrade, principal participante do grupo modernista, serão consideradas sob três aspectos durante o curso 3x Mário de Andrade pela programação de férias do Instituto Estação das Letras.

Sempre levando em conta sua biografia, serão apresentados o poeta, o ficcionista e o pensador Mário de Andrade. Algumas obras serão destacadas: do poeta, Pauliceia desvairada e “Meditação sobre o Tietê”; do ficcionista, Macunaíma e Contos Novos; do ensaísta, “O artista e o artesão” e “Movimento modernista”.

Eduardo Jardim, autor, entre outros, de A brasilidade modernista-sua dimensão filosófica, Limites do moderno, Mário de Andrade–a morte do poeta, A duas vozes–Hannah Arendt e Octavio Paz, Eu sou trezentos–Mário de Andrade–vida e obra (Prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção,2016) é quem conduz as aulas online nas terças 12, 19 e 26 de julho, terças-feiras, das 19h às 21h.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sul-Americana: Santos é eliminado nos pênaltis pelo Deportivo Táchira

Artigo Anterior

PF faz operação contra fraudes previdenciárias no Rio

Relacionados