MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA E VALORES ANCESTRAIS SÃO OS PILARES DO ESPETÁCULO “DUZANTIGUS

Candeia.


Criação de Chica Reis poderá ser vista, com entrada franca, no Espaço Trama de Teatro no sábado, dia 28/10

 

Neste sábado, dia 28 de outubro, o Espaço Trama de Teatro receberá o espetáculo “Duzantigus”, uma criação de Chica Reis e Edgar Siqueira. A apresentação faz parte da programação da segunda temporada do “Tarde no Trama” e busca resgatar a vida e a sabedoria dos pretos e pretas velhas, figuras emblemáticas da Umbanda e que representam importantes valores afro-diaspóricos. A encenação terá início às 19h, a entrada é franca, e a classificação é livre.

Os personagens da Umbanda são verdadeiros alicerces para aqueles que os buscam, oferecendo orientações sábias e curativas por meio de suas palavras e crenças. As histórias contadas no espetáculo “Duzantigus”, sendo assim, são verdadeiros tesouros transmitidos ao longo das gerações, mantendo viva a tradição e a sabedoria desse legado cultural. Chica Reis revela a nobre missão por trás deste trabalho, afirmando que o propósito é fazer “uma reverência e um agradecimento por todos os cuidados dessas espiritualidades”. “É um agradecimento por terem cuidado dos nossos ancestrais e por cuidarem de nós por meio das curas, das orações e das ervas. É o nosso agradecimento por toda luta e resistência desses que já passaram  vivos entre nós e que hoje, ainda sim, continuam a curar e a cuidar de todo mundo que chega no Preto Velho”, conta ela.

Chica conta ainda como deseja partilhar o conhecimento com o público. “Como em uma roda, porque circular é uma forma de estar conectado com as pessoas, é uma forma diaspórica de comunicação, a gente quer partilhar essas histórias pra quem não conhece, tornando-as acessíveis e fazendo com que o público conheça as narrativas. Muitas vezes, após conhecer uma história, a pessoa desconstrói certos lugares, porque muitos acham que esses pretos e pretas velhas estão no lugar de fazerem feitiços, rezas e orações para punir, pensam no lado negativo, mas não é”, pontua a atriz.

Além da narração de histórias, “Duzantigus” traz elementos musicais, como cantos e percussão, criando uma atmosfera mágica que transporta o público para um mundo de tradição e autenticidade. Durante uma hora, os presentes terão a oportunidade de mergulhar nesse universo e se conectar com as raízes de uma cultura profundamente enraizada na história brasileira.

PROJETO

A ação “Tarde no Trama”, viabilizada por meio do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, está em sua segunda edição. Na semana passada, o evento recebeu a peça “A Barbearia” e, em novembro, contará com a presença do espetáculo “A Paixão de Tito”, 4/11, às 19h. As apresentações contam com tradução em libras e possuem a entrada gratuita. “Ter um projeto como este em Contagem é muito importante, porque viabiliza um intercâmbio cultural, além de um espaço de trabalho para vários artistas. Também é garantido a oportunidade de acesso à cultura”, afirma Patrícia Mattos, coordenadora de produção do Grupo Trama de Teatro, responsável pelo “Tarde no Trama”.

“DUZANTIGUS”
Data: 28/10
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Local: Espaço Trama de Teatro (Rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima) – Contagem

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

SEGUNDA EDIÇÃO DO “ENCONTRO CLUBE DO GRITO” TEM COMO OBJETIVO ARRECADAR R$1 MILHÃO

Artigo Anterior

Tecnologia nos negócios: líderes podem inspirar equipes à inovação

Relacionados