Mundo: CDs venderam 5 vezes mais que discos de vinil em 2019



Muitas entidades preferem dar destaque às vendas dos vinis para aquecer ainda mais o mercado, que tem recebido incentivos das gravadoras por gerar mais lucro. Mesmo assim, no Brasil, por exemplo, existe uma grande fatia de jovens a partir de 14 anos que estão aderindo aos CD´s (físicos), por causa dos encartes e também das fotografias que vem dentro

Jornalista & Editor
Felipe de Jesus
@felipe_jesusjornalista
Com dados da British Phonographic Industry (BPI)

Uma ótima notícia para os fãs de CD, ou o conhecido Laserdisc. A British Phonographic Industry (BPI), entidade responsável pelo mercado fonográfico no Reino Unido, divulgou o balanço comercial deste segmento no ano de 2019 bem animador. Na contramão, o fã de música parece estar preferindo consumir mais os CD´s que o disco de vinil. Segundo dados do levantamento publicados pelo jornalista John H. Darko, os CDs tiveram 22 milhões de unidades vendidas, apenas no mercado britânico.

A mídia em questão passou por uma retração de 26,5% em comparação a 2018, mas ainda representa uma fatia considerável na indústria fonográfica. Ou seja, vendendo bem acima do esperado pelo próprio mercado. Darko apontou, ainda, que foram vendidos 4,3 milhões de discos de vinil no mesmo período analisado, com aumento de 4,1% na comercialização se comparado a 2018. Ou seja, os CD´s venderam cerca de 5 vezes mais que LPs no Reino Unido em 2019 – e os “bolachões” crescem em ritmo mais lento na região, mas, por exemplo, nos Estados Unidos, do ano de 2015 para cá, as vendas de vinis ultrapassam o lucro de 416 milhões de dólares por ano.

Como o documento é inconclusivo (o jornalista precisou fazer cálculos com base nos dados de 2018, já que as informações no documento de 2019 não são completas), não dá para dizer qual mídia, de fato, representou a fatia mais significativa em termos financeiros. Em outros países, CDs ainda vendem mais que LPs, mas os discos de vinil, por serem mais caros, arrecadam mais do que a mídia “sucessora”.

Brasil: jovens estão consumindo mídias físicas

O que é raro, em termos comparativos, é a discrepância entre as vendas de CDs e LPs apontada em um documento oficial. Muitas entidades preferem dar destaque às vendas dos vinis para aquecer ainda mais o mercado, que tem recebido incentivos das gravadoras por gerar mais lucro. Mesmo assim, no Brasil, por exemplo, existe uma grande fatia de jovens a partir dos 14 anos que estão aderindo aos CD´s, por causa dos encartes e também das fotografias que vem dentro. Exemplo disso, está na turnê de 30 anos da dupla Sandy e Junior, que além dos shows, disponibilizou itens bem interessantes para os fãs comprarem, como uma caixa com todos os CD´s gravados pela dupla. O resultado? Todas as caixas que foram fabricadas, foram vendidas de um dia para o outro. O valor? R$250,00 (cada).

Pelo o que vemos, parece que está existindo uma inversão, ou uma volta ao tempo, já que a mídia física tem se tornado, cada vez mais, item de colecionador e de pessoas que estão enjoadas do formato digital, por isso, as edições luxuosas e relançamentos de trabalhos clássicos são ainda mais frequentes por aí. Claro que o streaming ainda está em alta, mas mesmo assim, tem se tornado uma opção para que mais pessoas conheçam novos álbuns e em seguida, busquem eles no formato físico nas lojas especializadas e nas tradicionais que ainda existem no país. Viva o CD e o vinil.

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