FILHAS DE CLARA HOMENAGEIA CLARA NUNES NO CARNAVAL DE BH

BlocoFilhasdeClara_Credito_AyalaMelgaço


Bloco relembra trajetória musical e carreira de uma das maiores cantoras brasileiras

No dia 26 de fevereiro, domingo pós-Carnaval, como já é tradição, o Bloco Filhas de Clara faz seu desfile, homenageando Clara Nunes – uma das mais importantes e expressivas artistas de todos os tempos.

Sambista nata, Clara sempre se fez presente na folia, seja em shows ou desfilando em sua escola de samba do coração: a Portela. O bloco de BH nasceu em 2019, composto somente por mulheres, e tem arrastado uma multidão de fãs.

Nos vocais, três gerações de grandes artistas: Aline Calixto, Júlia Tizumba e Tia Elza, acompanhadas de uma banda formada por Analu Braga, Nanda Bento, Alcione Oliveira, Alessandra Sales, Maria Elisa, Marcela Nunes e Solange Caetano.

É o primeiro ano de Júlia à frente do bloco. “Fiquei super feliz com o convite, meu amor pela Clara Nunes é antigo, desde criança, ouvia sempre os discos com meu pai, ele que me apresentou. Há dez anos, no aniversário de 30 anos do falecimento dela, em 2013, participei de um espetáculo musical chamado Clara Negra, da Cia Burlantins. Rodamos em várias cidades de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. E agora, tenho de novo a oportunidade de homenageá-la”, comenta a artista.

Para Júlia, todas as homenagens à Clara são importantes e devem ser eternas. “Ela deu uma contribuição enorme na valorização da arte, da cultura e da musicalidade de matriz africana e afro-brasileira. Num país tão racista como o nosso, infelizmente, esse tipo de movimento de afirmação e preservação é muito importante! Clara sempre contribuiu para isso de forma brilhante, me identifico muito com ela. Deixou uma obra atemporal e eclética – apesar de ser mais conhecida pelos sambas que gravou, ela cantou de tudo de forma brilhante. Mesmo falecendo tão jovem, a obra dela resistiu, atravessa o tempo e continua influenciando cantoras de várias gerações”.

O cortejo será uma experiência carregada de emoção para a estreante do bloco. “Vai ser muito emocionante em vários sentidos: o desfile retoma nossa presença na rua, depois de dois anos muito tristes com a pandemia. Vai ser uma emoção especial e estarei somando com muita alegria”, finaliza.

O cortejo sai da Av. Clara Nunes, 107, bairro Renascença, com concentração a partir das 14h e um repertório que apresenta grandes sucessos, como “Conto de Areia”, “Morena de Angola”, “Afoxé pra Logun” e “Menino Velho”.

Clara Nunes 


Mineira de Caetanópolis, Clara Nunes chegou em BH no ano de 1957, para trabalhar numa fábrica de tecidos no bairro Renascença. Nem um ano depois, largou o emprego para se dedicar à música, sua verdadeira paixão. Surgia, assim, um dos maiores nomes da música popular brasileira, que encantou o mundo com sua voz e seu jeito de “mineira guerreira”. Em 2023 faz 40 anos da morte da cantora, por insuficiência cardíaca no Rio de Janeiro, aos 40 anos de idade apenas.

Serviço
Desfile Bloco Filhos de Clara

Data: 26 de fevereiro de 2023, domingo
Horário: a partir das 14h
Local: Av. Clara Nunes, 107, bairro Renascença

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

ONGs veem racismo em falta de políticas públicas em áreas de risco

Artigo Anterior

Produção de petróleo no regime de partilha quadruplica em 2022

Relacionados