Síndrome Alcoólica Fetal: quais são os efeitos do álcool e os impactos sobre o desenvolvimento da criança



SAF, descrita em 1973, ainda passa despercebida por muitas mães conforme explica a psicóloga Gizele Alves Martins, do CENSA Betim

A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência à ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez, mesmo sendo uma comorbidade antiga com descrição em 1973, ainda preocupa especialistas da área da saúde. Isso porque até hoje, muitas gestantes, ao invés de interromper o uso do álcool durante a gestação, se esquecem do perigo do consumo da bebida e acabam criando uma situação inevitável, como o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Conforme explica Gizele Alves Martins, Psicóloga e Mestre em Neurociências, que atua no CENSA Betim, entidade com 55 anos de atuação, e que atende pessoas com a SAF, atualmente a condição é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo. Prova disso, é que o Ministério da Saúde estima que cerca de 1 a cada 1 mil recém-nascidos apresente esta condição, todavia, reconhece que este número pode ser bem maior do que o apresentado.

“Uma das primeiras condutas que a maioria das gestantes toma ao saber que está grávida é interromper a ingestão de álcool, caso faça uso. Todavia, nem todas as gestantes conseguem restringir esse uso. O álcool é uma substância teratogênica, ou seja, causa anomalias e má formações no desenvolvimento uterino. O álcool ingerido pela mãe atravessa a placenta e expõe o feto as mesmas concentrações de etanol que a mulher está exposta”, explica Gizele Alves Martins.

Questionada sobre quais são os problemas o que as crianças com a SAF podem ter em consequência da injeção do álcool pelas mães, Gizele Alves Martins diz que vários. “A criança com a SAF apresenta malformações na face e no corpo, assim como atraso no desenvolvimento e disfunções no sistema nervoso, todas elas irreversíveis. É comum apresentarem a cabeça menor que a de crianças típicas (microcefalia), deficiência intelectual, dificuldades na coordenação motora, irritabilidade e hiperatividade excessivas. Existem também malformações, como, nariz curto com a ponte nasal baixa, lábio superior fino, maxilar pequeno (micrognatia), filtro nasal inexistente ou pouco expressivo, baixa implementação das orelhas e outros”, diz.

Acompanhamento

A condição da SAF é irreversível, porém o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, como, existe no CENSA Betim, ajuda a minimizar as dificuldades conforme explica Gizele Alves Martins. “O acompanhamento psicológico é de fundamental importância para reduzir comportamentos disruptivos muito comuns na síndrome como hiperatividade e irritabilidade. Além disto, indica-se acompanhamento psicopedagógico para que estas crianças sejam estimuladas a desenvolver aspectos cognitivos e de aprendizado”, comenta.

Para ela, a alfabetização destas crianças, assim como o aprendizado de outras matérias pode ser comprometido. “O fato é que o aprendizado das crianças com SAF ser mais tardio ou pode não ocorrer, já que é muito comum a deficiência intelectual moderada ou grave nesta condição. A intervenção deve ser feita o mais cedo possível pois pode permitir que o indivíduo vá cada vez alcançando maior independência e qualidade de vida”, diz.

Estimulação social

Para Gizele Alves Martins, a intervenção é sempre benéfica e deve ser realizada, tanto que no CENSA Betim, os aspectos mais estimulados nas pessoas com SAF são o domínio social, cognitivo, motor e comportamental. “A estimulação social é feita através da convivência com pares e de aulas de teatro, enquanto a coordenação motora é desenvolvida por atividades de fisioterapia e educação física. A intervenção cognitiva e pedagógica é realizada através de musicoterapia e de aulas do Ensino de Jovens e Adultos oferecidos na instituição”, salienta.

Já a psicologia atua no ensino de novos repertórios comportamentais mais adequados completa a especialista. “A psicologia por sua vez, atua no ensino como por exemplo, ensinar maneiras de expressar sentimentos sem precisar ofender ou agredir os colegas, maneiras de fazer pedidos sem precisar pegar ou desrespeitar a vez do outro ou mesmo habilidades simples como aprender a esperar e a lidar com frustração. O atendimento a pessoas com a SAF deve ser individualizado, uma vez que cada indivíduo apresenta predominância de um ou outro comportamento a depender de sua história de vida. Todas as potencialidades da pessoa, assim como seus interesses devem ser considerados durante a intervenção e são grandes aliados no desenvolvimento de novas habilidades”, conclui

CENSA

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

A Psicóloga e Mestre em Neurociências, Gizele Alves Martins, lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. “Nesses 55 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D’Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria”, relembra.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Serviço

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: [email protected]

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cantor Eduardo Toledo celebra o quarto disco da carreira em show no Centro Cultural Minas Tênis Clube, dia 26 de setembro

Artigo Anterior

Investsmart Day 2019: 3 lições do evento para o investidor brasileiro

Relacionados