Como acabar com escorpiões de forma segura

escorpiões


No reino animal, os escorpiões fazem parte de um grupo seleto de criaturas perigosas e que podem matar com uma única picada.

Em 2022, BH registrou de janeiro a setembro, cerca de 341 casos de picadas de escorpião. Com as chuvas se tornando cada vez mais frequentes, o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que estamos na época ideal para a proliferação desses animais.

Pensando nisso, trouxemos este artigo com algumas dicas práticas para eliminar os escorpiões de forma segura. Continue lendo!

Qual é o habitat do escorpião?

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos. Eles costumam viver em troncos, cascas de árvores, pedras, fendas de rochas, buracos no solo, além de locais em que há acúmulo de lixo, entulho e materiais de construção. 

Quais escorpiões são venenosos? 

No Brasil, existem 172 espécies de escorpiões. E embora todas sejam venenosas, apenas 20 são consideradas perigosas para os humanos.

Em Minas Gerais, o tipo mais comum é o Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus). Ele também é considerado o escorpião mais venenoso da América do Sul. E em grande quantidade, seu veneno pode até ser letal. 

O que atrai os escorpiões?

Como já falamos no início do texto, existem habitats onde os escorpiões tendem a se proliferar com mais facilidade. Geralmente, locais muito úmidos, com pouca luz e com abundância de insetos, como baratas, são os que mais atraem escorpiões.

Como eliminar os escorpiões de forma segura?

Se você tem escorpiões em sua propriedade, é importante se livrar deles com segurança para evitar ser picado. A melhor maneira de fazer isso é chamar uma empresa profissional de controle de pragas. No entanto, se você quiser tentar se livrar deles, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

  • Feche todas as frestas que possam servir como passagem para escorpiões

A melhor maneira de impedir que os escorpiões entrem em sua casa é garantir que não haja rachaduras ou lacunas para eles se espremerem. Inspecione a fundação, as janelas e as portas de sua casa regularmente e sele todas as rachaduras que encontrar.

Tenha especial cuidado ao redor de encanamentos e linhas elétricas, pois eles fornecem pontos de fácil acesso para escorpiões. 

Se você mora em uma área com alta infestação de escorpiões, considere instalar telas nas portas e janelas para impedi-los de entrar em sua casa.

  •  Mantenha a rotina de higiene em dia

Uma das melhores maneiras de manter os escorpiões afastados é eliminar sua fonte de alimento. Os escorpiões normalmente habitam áreas úmidas, com grama alta, portanto, manter seu quintal limpo e aparado o tornará menos atraente para eles. Além disso, não acumule entulhos e nem 

junte lixo, pois atrai baratas, aranhas, e outros insetos, alimentos preferidos de escorpiões. 

Higienize bebedouros e comedouros de animais; não deixe sobras de comida na cozinha e não se esqueça de realizar a poda constante de folhagens, arbustos e trepadeiras perto de paredes e muros, assim, você evitará que se tornem esconderijos de escorpiões. 

O que fazer em caso de infestação de escorpião

Em caso de uma infestação, a primeira providência a ser tomada é contratar uma empresa especializada para realizar uma dedetização completa do ambiente. Não se esqueça de entrar em contato com a secretaria de saúde da sua região para que eles analisem a situação e tomem as providências cabíveis. Se necessário, eles irão realizar uma intervenção que previna o aumento da ocorrência dos escorpiões.

Elimine as fontes de alimento desses animais. Aprenda a acabar os cupins, capriche na limpeza para evitar as baratas, e não permita que formigas ou moscas se disseminem no ambiente.

Agora que você já sabe como eliminar escorpiões, descubra também 4 formas infalíveis de acabar com as baratas

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

FGV: confiança da Indústria cai 3,6 pontos em novembro

Artigo Anterior

Agência Brasil Explica: o que são as luzes misteriosas vistas no céu?

Relacionados