Qual a Idade (Mínima e Máxima) para Concurso da Polícia Civil?

homem estudando para o Concurso da Polícia Civil


Os concursos públicos para a Polícia Civil são conhecidos por sua alta concorrência, exigindo alto preparo dos candidatos interessados em se tornar um policial. Além dos desafios de aprovação, muitos aspirantes a uma vaga na Polícia Civil enfrentam uma dúvida muito comum: qual é a idade máxima permitida para ingressar nessa carreira?

O que prevê o direito brasileiro?

Segundo a advogada especialista em concursos públicos, Dra. Marcela Barretta, é preciso compreender que os requisitos de ingresso no cargo de policial podem variar de acordo com cada Estado brasileiro, uma vez que não existe uma legislação nacional unificada para esse fim. No entanto, destaca a advogada, é importante dizer que, em todos os casos, a idade dos candidatos não poderá ultrapassar o limite de aposentadoria compulsória de cada Estado, que geralmente é de 70 anos, conforme estabelecido em leis estaduais como, por exemplo, o Estatuto da Polícia Civil do Ceará.

Idade mínima e exceções

Em relação à idade mínima, ela costuma ser de 18 anos, que é a idade em que os brasileiros atingem a maioridade. No entanto, em alguns editais, essa idade mínima pode acabar sendo maior na prática, devido à exigência de formação em curso superior. Isso significa que, em tais casos, os candidatos precisam ter tempo suficiente para concluir um curso superior, que geralmente dura no mínimo 2 anos para cursos tecnólogos. No entanto, algumas pessoas excepcionalmente se formam no curso superior antes dos 18 anos, então isso pode variar.

Idade máxima por estado

Quanto à idade máxima, os Estados têm diferentes abordagens. A grande maioria dos Estados, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins não estabelecem uma idade máxima para ingresso na Polícia Civil.

No entanto, alguns poucos Estados têm limites de idade máxima para o cargo de policial, como Acre (máximo de 50 anos), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estes últimos com máximo de 45 anos).

O que prevê a Constituição Federal do Brasil?

É importante destacar que a Constituição Federal proíbe qualquer forma de discriminação por idade no exercício de qualquer profissão. Isso inclui a profissão de policial, abrangendo tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar, Polícia Federal, entre outras. Portanto, estabelecer uma idade máxima para ingressar em cargos públicos da área de segurança é inconstitucional, segundo entende a advogada. Ademais, ela diz, os concursos para esta carreira possuem testes de força física, exames médicos minuciosos e, também, aptidão psicológica, o que justifica a inexigência de idade máxima, afinal, se o candidato é aprovado em todas as etapas, pouco importa sua idade para fins do exercício das funções do cargo.

Requisitos Gerais para Posse na Polícia Civil

Concurso da Polícia Civil

Além das questões relacionadas à idade, existem requisitos gerais para a posse na Polícia Civil, que podem variar de acordo com o Estado e o edital específico do concurso. Alguns desses requisitos incluem:

  1. Nacionalidade brasileira ou portuguesa nos termos da lei.
  2. Idade mínima de 18 anos.
  3. Estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino).
  4. Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  5. Ter curso superior completo, em algumas situações com formação específica para determinados cargos (em alguns casos).
  6. Ter aptidão física e mental, comprovada por exames médicos e psicológicos.
  7. Não possuir antecedentes criminais.
  8. Ter carteira de habilitação com no mínimo categoria B (em alguns casos).

Conclusão

Em resumo, a idade mínima para concursos da Polícia Civil costuma ser de 18 anos, mas pode acabar sendo um pouco maior, na prática, no caso de exigência de formação em curso superior. Quanto à idade máxima, a maioria dos Estados não estabelecem limite, enquanto alguns poucos têm restrições específicas. No entanto, é importante destacar que a Constituição Federal proíbe a discriminação por idade no exercício de qualquer profissão, o que pode tornar limites de idade máxima, para qualquer profissão, bastante questionáveis judicialmente. É crucial que os candidatos consultem os editais de concursos específicos e a legislação de seus estados para obter informações precisas sobre os requisitos de idade e outros critérios de elegibilidade para o cargo de Policial Civil.

Dra. Marcela Barretta, é advogada especialista em concursos públicos há 20 anos, com escritório situado em São Paulo capital e atendendo candidatos de todo o Brasil.

 

Site: www.mebadvocacia.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/marcelabarretta_advogada/

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ministério institui programa de combate às organizações criminosas

Artigo Anterior

Mais duas carcaças de botos são encontradas no Lago Tefé, no Amazonas