“Mostra Movimento Armorial 50 anos”, promove webinário para falar sobre a conexão entre a cultura popular pernambucana e mineira



Denise Mattar – Foto Crias Dias.

 

O bate papo integra a programação da exposição que fica em cartaz, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, até o dia 7 de março

No dia 3 de março, às 20h, o público poderá conferir um bate papo sobre as conexões entre a cultura popular de Pernambuco e Minas Gerais, por meio de um webinário que integra a programação da Mostra Movimento Armorial 50 Anos. A conversa será com a curadora da exposição, Denise Mattar, e o professor e dramaturgo pernambucano, Fernando Limoeiro, que acontece no Instagram do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (https://www.instagram.com/ccbbbh/).

O tema surgiu durante as pesquisas para a construção da exposição. “Nesse processo senti uma ligação muito grande de Pernambuco com Minas Gerais. Muitas identificações nas músicas e nas festas, que são muito importantes. Por isso, quis fazer um bate papo para abordar essa questão”, relata a curadora Denise Mattar.

Para dialogar sobre o assunto, foi convidado o professor e dramaturgo pernambucano Fernando Limoeiro, que reside em Belo Horizonte desde 1980. Limoeiro também exerce várias atividades artísticas, além de ser professor de Teatro Universitário da UFMG. Seu trabalho é inspirado, sobretudo, no Teatro Popular e Mamulengo, o que já lhe rendeu muitos prêmios, como autor e diretor.

A conversa irá abordar as similaridades entre essas duas culturas. “Um dos exemplos que ele levanta sobre essa conexão, é o amplo desenvolvimento dos bonequeiros em Minas, e que também temos no Recife. Além disso, Fernando (Limoeiro) conheceu Ariano Suassuna, que dizia gostar de arte e de festa, algo que o mineiro também gosta. Será um bate papo muito rico e divertido”, assegura.

SERVIÇO

Webinário: “Conexões entre a cultura popular de Pernambuco e Minas Gerais”

Data: 3 de março

Horário: 20h

Local: Instagram do CCBB BH (https://www.instagram.com/ccbbbh/)

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Aliança Francesa apresenta Exposição de Quadrinhos “Parece que Algo Acontece”

Artigo Anterior

Academia Mineira de Letras convida Kaio Carmona para falar sobre os dois anos sem Marcelo Dolabela

Relacionados