O mercado de eventos é aquele que passa por mudanças a todo momento. Dificilmente você vê a mesma coisa acontecendo por muitos anos seguidos, o que o caracteriza como uma área muito dinâmica e com uma necessidade alta de adaptação. Durante a pandemia não foi nada diferente.
Os últimos dois anos podem ter sido os mais turbulentos para os gestores de evento, que precisaram se adaptar a diversas realidades em pouquíssimo tempo. Antes da pandemia, o comum eram os eventos presenciais, que reuniam centenas ou milhares de pessoas. Porém, durante a pandemia, o que era presencial virou online, e o que funcionava antes precisava ser reinventado.
Nesse contexto, surgiram as plataformas para eventos online, que reproduziam o evento presencial de forma fidedigna, com stands, espaços para anunciantes e patrocinadores e diversos palcos para palestras. Durante mais de um ano, essa foi a realidade dos gestores, porém, com os níveis da pandemia caindo no Brasil, tudo mudou mais uma vez.
Agora, em uma outra mudança de mercado, a bola da vez são os eventos híbridos, que unem o melhor dos dois mundos, podendo contar com o espaço presencial e o online ao mesmo tempo.
Os principais desafios
Para desenvolver as plataformas de evento, foi necessário muito estudo e trabalho duro. Fazer uma criação desse porte do zero leva tempo, ainda mais quando as questões de segurança de dados está tão em alta e a LGPD (Lei Geral de Produção de Dados) foi vigorada há pouco tempo.
É necessário criar um ambiente seguro para todos os participantes, guardando muito bem os seus dados e gerando confiança enquanto estão usando a plataforma.
O networking online também foi um grande desafio, pois esse era um dos principais momentos dos eventos presenciais e precisava ser feito com um carinho especial. Como muitas pessoas sentem um pouco de vergonha da câmera, o ambiente precisava ser acessível para todos os tipos de participantes, podendo usar de textos para se comunicar, por exemplo.
Por fim, os patrocinadores também merecem atenção. São eles os responsáveis por uma parte da verba que faz os eventos acontecerem. No online é legal que a experiência do cliente com a marca patrocinadora pode ser feita de diversas formas: em vídeo, texto, ao vivo e muito mais. O principal desafio é fazer com que tudo flua bem e as empresas consigam tirar o maior proveito da tecnologia a seu favor.