Vendas no varejo de BH crescem 25% na semana do Natal



Pesquisa realizada pela CDL/BH aponta que os empresários estão oferecendo descontos e atendimento de qualidade para atrair os consumidores. Lojas higienizadas e sem aglomeração são as mais procuradas pelo público

O comércio da capital teve suas vendas aquecidas ao longo desta semana. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entre os dias 21 e 22 de dezembro, revela que para 25% dos comerciantes o fluxo de consumidores nas lojas foi mais intenso e a expectativa é que este crescimento se mantenha até amanhã, dia 24.

Como estratégia de aquecimento de vendas, 59,6% dos lojistas entrevistados afirmaram que criaram promoções. “Os consumidores estão em busca de preços atrativos. E, percebendo isto, os comerciantes da capital estão oferecendo descontos e atendimento de qualidade para atrair esse cliente”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Dentre as principais formas de pagamento, destaca-se a modalidade à vista no cartão de crédito. Esta vem sendo a escolha de 39,5% dos consumidores, segundo os empresários. O pagamento parcelado no cartão de crédito tem sido a opção de 38,5%, com uma média de três parcelas. Em seguida estão o cartão de débito (12,5%) e dinheiro (9,5%).

Comportamento do consumidor

A pesquisa revela que, neste Natal, os consumidores estão buscando preço e um atendimento de qualidade. “Um bom serviço prestado garante não somente a satisfação do cliente, mas a fidelidade do público”, destaca Souza e Silva. Outro ponto importante detectado pelo estudo é o incômodo dos clientes diante de lojas muito cheias. Para isso, a sugestão da entidade é que os colaboradores sejam orientados a realizar uma venda em tempo viável, sem promover aglomerações. “Esse dado concretiza uma tendência antecipada pela CDL/BH em setembro: uma loja que oferece um ambiente seguro, higienizado, bem sinalizado e que respeita o limite de ocupação, certamente, terá mais sucesso em suas vendas. O consumidor também está priorizando a sensação de segurança para sua saúde”, analisa o presidente da CDL/BH.

Ainda de acordo com a pesquisa, é essencial que o comerciante esteja atento à jornada do cliente. “A loja física foi o local preferido dos consumidores para comprar, de acordo com a pesquisa. Mas, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet. Estão sendo cada vez mais omnichannel. Por isso, é importante que o empresário conecte as informações entre os canais, de forma que o cliente tenha uma experiência integrada e com menos atrito possível”, finaliza o presidente da CDL/BH.

Dicas da CDL/BH para os empresários neste Natal:

· motive a equipe

· converse e escute o seu cliente

· personalize o atendimento

· tenha agilidade no atendimento

· ofereça conforto e higienização do ambiente

· melhore a experiência de compra do cliente

Fotos: Sindilojas BH.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Planejamento estratégico pode ajudar setor imobiliário em 2021

Artigo Anterior

Mirella Qualha e o Boticário apresentam dicas de make para o Natal

Relacionados