Empreendedoras do Grupo Filhas de Farani acreditam que algumas práticas podem ser usadas para sair da crise!
Entrar no mundo dos negócios exige coragem, planejamento e estudo constante. É normal que no meio do caminho crises possam ocorrer e o inesperado te surpreenda. Como foi o fechamento da maior capital de negócios do Brasil, São Paulo, com um feriadão prolongado para conter o avanço da pandemia e da mesma forma no Rio de Janeiro, entre o final de março e início de abril.
Há cerca de um ano, não imaginávamos que a pandemia se estenderia por tanto tempo e que suas consequências impactariam a economia, trazendo reflexos negativos para quase todos os setores. Empresas que sentiram estes reflexos, seja pela queda das vendas ou por impossibilidade de funcionamento, necessitam agora de uma transformação para sobreviver a este período e se preparar para o futuro, objetivando o crescimento dos negócios.
Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizada em novembro de 2020 aponta que quatro em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovaram durante a crise ao longo do ano. Para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio.
Para a empreendedora Ana Karolina Andrade, fundadora do grupo Filhas de Farani, os desafios são ainda maiores para as empreendedoras, que ainda não promoveram a presença digital dos seus negócios e não renovaram os canais de venda e divulgação de seus produtos e serviços. “Um plano de gestão de crise para reinvenção do negócio precisa ser montado, não podemos ficar ao sabor do vento da pandemia. É muito importante realizar o plano de negócios do empreendedor e montar um branding, com sua marca nos diversos canais”.
Já de acordo com a contadora anjo Patrícia Sena, embaixadora do grupo Filhas de Farani, algumas práticas podem ser usadas para sair da crise. “Procure estudar sobre gestão de empresas, conhecer só o seu mercado não é suficiente. O mapa da mina do empreendedor é o business plan. Ele valida a ideia do empresário e prevê o custo do negócio viável. Reduzir a carga tributária e aumentar o lucro também é fundamental. Mais que aumentar o lucro e reduzir custo é manter uma empresa lucrativa, mesmo na crise”, afirmou a especialista.
Planejamento é tudo!
Segundo a empresária e treinadora Cátia Martiniano, acredita que outro posicionamento fundamental é ter em mente um planejamento estratégico. “Recomendo aos meus clientes que tenham no planejamento, uma visão sistêmica alinhado o propósito do seu negócio que é lucro e entrega de valor, nos seus diversos canais de venda. Se transformar e reinventar-se ajuda na tomada de decisão sobre como enfrentar a crise e os desafios desse ano. A falta de planejamento compromete o crescimento e pode levar inclusive, ao fechamento da empresa.”, revela a embaixadora do Filhas de Farani.
Por isso, em caso de dificuldades com o seu negócio, busque sempre uma orientação especializada, há sempre um caminho e uma solução. “É aquela velha história sobre o olhar de fora da situação. Uma visão externa pode fornecer novas e melhores perspectivas para os processos de um negócio, como diminuição de despesas, aumento da lucratividade, gestão de pessoas e até sobre a satisfação dos clientes”, concluiu a empreendedora Ana Karoline Andrade.
Fontes: Ana Karoline Andrade, gestora na área alimentícia, empreendedora e fundadora do Grupo Filhas de Farani. Patrícia Sena, contadora anjo e embaixadora do Filhas de Farani. Catia Martiniano, empresária e embaixadora do grupo (@filhasdefarani).
Foto 1- Ana.