Como Transformar o seu negócio em momentos de crise?



Empreendedoras do Grupo Filhas de Farani acreditam que algumas práticas podem ser usadas para sair da crise!

Entrar no mundo dos negócios exige coragem, planejamento e estudo constante. É normal que no meio do caminho crises possam ocorrer e o inesperado te surpreenda. Como foi o fechamento da maior capital de negócios do Brasil, São Paulo, com um feriadão prolongado para conter o avanço da pandemia e da mesma forma no Rio de Janeiro, entre o final de março e início de abril.

Há cerca de um ano, não imaginávamos que a pandemia se estenderia por tanto tempo e que suas consequências impactariam a economia, trazendo reflexos negativos para quase todos os setores. Empresas que sentiram estes reflexos, seja pela queda das vendas ou por impossibilidade de funcionamento, necessitam agora de uma transformação para sobreviver a este período e se preparar para o futuro, objetivando o crescimento dos negócios.

Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizada em novembro de 2020 aponta que quatro em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovaram durante a crise ao longo do ano. Para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio.

Para a empreendedora Ana Karolina Andrade, fundadora do grupo Filhas de Farani, os desafios são ainda maiores para as empreendedoras, que ainda não promoveram a presença digital dos seus negócios e não renovaram os canais de venda e divulgação de seus produtos e serviços. “Um plano de gestão de crise para reinvenção do negócio precisa ser montado, não podemos ficar ao sabor do vento da pandemia. É muito importante realizar o plano de negócios do empreendedor e montar um branding, com sua marca nos diversos canais”.

Já de acordo com a contadora anjo Patrícia Sena, embaixadora do grupo Filhas de Farani, algumas práticas podem ser usadas para sair da crise. “Procure estudar sobre gestão de empresas, conhecer só o seu mercado não é suficiente. O mapa da mina do empreendedor é o business plan. Ele valida a ideia do empresário e prevê o custo do negócio viável. Reduzir a carga tributária e aumentar o lucro também é fundamental. Mais que aumentar o lucro e reduzir custo é manter uma empresa lucrativa, mesmo na crise”, afirmou a especialista.

Planejamento é tudo!

Segundo a empresária e treinadora Cátia Martiniano, acredita que outro posicionamento fundamental é ter em mente um planejamento estratégico. “Recomendo aos meus clientes que tenham no planejamento, uma visão sistêmica alinhado o propósito do seu negócio que é lucro e entrega de valor, nos seus diversos canais de venda. Se transformar e reinventar-se ajuda na tomada de decisão sobre como enfrentar a crise e os desafios desse ano. A falta de planejamento compromete o crescimento e pode levar inclusive, ao fechamento da empresa.”, revela a embaixadora do Filhas de Farani.

Por isso, em caso de dificuldades com o seu negócio, busque sempre uma orientação especializada, há sempre um caminho e uma solução. “É aquela velha história sobre o olhar de fora da situação. Uma visão externa pode fornecer novas e melhores perspectivas para os processos de um negócio, como diminuição de despesas, aumento da lucratividade, gestão de pessoas e até sobre a satisfação dos clientes”, concluiu a empreendedora Ana Karoline Andrade.

Fontes: Ana Karoline Andrade, gestora na área alimentícia, empreendedora e fundadora do Grupo Filhas de Farani. Patrícia Sena, contadora anjo e embaixadora do Filhas de Farani. Catia Martiniano, empresária e embaixadora do grupo (@filhasdefarani). 

Foto 1- Ana.

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