Confira três dicas para fugir dos erros e fazer o setor decolar nos resultados
Engana-se quem acha que todos os setores entraram em crise com a pandemia, que ocasionou um grande impacto econômico. A construção civil, que se manteve em funcionamento durante o período de isolamento social, seguiu um fluxo de crescimento que tende a ser o melhor dos últimos tempos.
Conviver mais tempo dentro de casa, em isolamento ou home office expôs a fragilidade dos imóveis e acentuou as demandas de pequenas reformas, em busca de conforto e até adaptação a essa novidade. “Muitos também perceberam a necessidade de buscar um apartamento ou casa maior para morar, e esse comportamento impulsionou a venda de novos imóveis’’, afirma Arlene Gomes, especialista em mentoria e consultora imobiliária.
E se tem outro setor que recebeu de forma positiva os impactos desse crescimento é o setor imobiliário, que precisa agir, se organizar e dividir bem a sua equipe na hora de ir a campo e vender esses imóveis.
Mas alguns erros ainda impedem que resultados positivos venham, e para 2021, se organizar é essencial para fazer o segmento imobiliário superar os desafios, crescer e não deixar os imóveis estacionados. Confira:
Entender o papel de cada um na imobiliária. Cooperação é super importante dentro de qualquer área. Nesse segmento, o corretor de imóveis, apesar de fundamental, não é único. As funções que estão diretamente ligadas ao mercado imobiliário, como o pre-venda, captador e o gerente, que comanda e auxilia em todas as ações da imobiliária, precisam de um acordo para trabalharem juntos de um jeito que cada um cumpra o seu papel de forma exclusiva, mas que no final os resultados beneficiem a todos dessa equipe.
Investir no relacionamento com o cliente. O bom relacionamento com o cliente é muito importante no processo de venda. Um grande erro é desistir do contato logo no primeiro obstáculo daquela venda e não buscar insistir. Nas imobiliárias, alguns vendedores deixam a desejar quando assunto é acompanhar os potenciais clientes, e deixam as oportunidades passarem. Mesmo que a pessoa interessada no imóvel o descarte na primeira visita, o ideal é mostrar outras opções semelhantes ou buscar entender o cliente, pois só assim é possível trilhar o caminho para uma possível venda.
Manter o site atualizado com os imóveis. A era digital mudou bastante o comportamento do consumidor e manter um site desleixado e desatualizado se tornou intolerável. Nos dias de hoje, a maioria esmagadora dos potenciais clientes realiza buscas online em sites imobiliários muito antes de entrar em contato sobre determinado imóvel. Negligenciar essa presença online é perder muito público. É necessário que as ofertas no site estejam atualizadas para criar o elo de confiança com o cliente.
Identificou algum dos problemas acima na sua imobiliária? Pois a hora de mudar para prosperidade, segurança e organização em 2021 é agora, aproveite para colocar em prática e boas vendas!
Fonte: Arlene Gomes, publicitária e professora, especialista em mentoria e consultora imobiliária com a metodologia OKR.