Recuperação da economia ditará tipo de investimentos



A exemplo do que ocorreu em 2020, a covid-19 deve ditar as regras da economia neste ano. E isso deve se refletir também nos investimentos. A maioria dos analistas espera uma recuperação gradual da economia ao longo de 2021

De acordo com o economista e estrategista-macro da XP Investimentos, Victor Scalet, nesse cenário de retomada gradual, a XP projeta inflação controlada, apesar da atual alta no preço de alimentos e desvalorização do real em relação ao dólar. “A despeito dessas pressões, estruturalmente a inflação deve se manter controlada e dessa maneira, o Banco Central consegue manter a taxa básica de juro (Selic) mais baixa por mais tempo. Nesse cenário de juro baixo e retomada de atividade são beneficiados os investimentos mais ligados ao risco, especialmente as ações negociadas em Bolsa”, explica Scalet.

A projeção da XP Investimentos é que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) alcance 130 mil pontos no final deste ano. No ano passado, a despeito da covid-19, a B3 encerrou com 119.017 pontos – melhor fechamento do ano.

Como a XP pode ajudar a rentabilizar sua carteira através da diversificação
“Nós queremos que os brasileiros – não apenas nossos clientes – tenham mais conhecimento para tomar as melhores decisões. E não só em relação a investimento”, afirma Scalet. Por isso a empresa disponibiliza conteúdo de economia, de política e análise de cenários de forma aberta e gratuita em XP Expert para ajudar nessa descoberta.

Já os clientes contam também com a expertise dos assessores de investimento para tomar a melhor decisão para si. “Afinal, nem sempre o que é bom para uma pessoa é bom para outra. Cada um tem um perfil e um objetivo ao investir.  Nesse caso, o profissional da XP vai ajudar a tomar a melhor decisão”, afirma Scalet.

O que é Bolsa de Valores?
É o espaço em que investidores podem comprar e vender ações. No Brasil, a Bolsa que está em operação é a B3 (antes chamada de Bovespa).

O que são ações?
São pequenas partes de uma empresa. Ao abrir seu capital, uma companhia se divide em várias ações, oferecidas na Bolsa a possíveis investidores.

O que é o Ibovespa?
É o principal índice da B3. Sua variação é calculada com base no desempenho das ações de grandes companhias listadas no mercado brasileiro. Quando se diz que a Bolsa aumentou 1% é porque o Ibovespa também subiu 1%.

Há riscos nos investimentos em ações?

Sim. Investir na Bolsa tem riscos. Em um dia os papéis (ações) de uma companhia podem ter alta expressiva e no dia seguinte, cair em igual proporção. Esse sobe e desce é conhecido como volatilidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Em 1991, Nirvana, R.E.M., U2, Metallica e RHCP mudaram o rock

Artigo Anterior

Doenças e sofrimentos no pós pandemia preocupam população

Relacionados