Mesmo com os desafios do fechamento do comércio é possível manter o relacionamento e conquistar clientes!
15 de março é dedicado ao Dia Mundial do Consumidor. A data serve para lembrar sobre os direitos e deveres do cliente, além disso, as empresas aproveitam para fazer ofertas e oferecer descontos para aumentar a clientela. Porém, neste ano, muitos negócios estão vivendo o desafio de estarem com as portas fechadas devido às medidas de enfrentamento do novo coronavírus e muitas dessas ações só poderão ser oferecidas no universo online.
Com a pandemia, muitos empreendedores viram o número de clientes cair e refletir diretamente na arrecadação, mesmo assim, não é o momento de desanimar e algumas estratégias podem ser usadas para melhorar esse cenário. Para a publicitária Aline Oneda, especialista em encantamento do cliente, antes de tudo, é preciso identificar os pontos de melhoria do negócio e definir qual a imagem a empresa deseja passar para mudar a sua cultura.
A especialista acrescenta que engana-se quem pensa que o consumidor se torna cliente fiel apenas por conta do produto e/ou preço que é ofertado, segundo Oneda o que faz toda diferença na hora da venda é o atendimento. “Após conversar e entender o que a empresa procura e espera alcançar, trabalhamos formas de melhorar o atendimento para que o cliente se sinta acolhido, respeitado e tenha confiança no vendedor, pois isso garantirá que ele volte outras vezes mais”, afirmou Aline.
Por isso, no atual momento, ela garante que procurar oferecer suporte, ser claro e ter simpatia com o cliente faz toda diferença, principalmente com o atendimento online. “A pessoa quando é bem tratada, vai voltar para adquirir novos produtos, independente de questões financeiras. Mais do que isso, vai continuar frequentando e indicando o seu negócio pelo simples fato de se sentir acolhido pelo vendedor”, garantiu a publicitária.
Em relação ao dia do consumidor, ela deixa algumas dicas. “Aproveite a data, para se aproximar dos seus clientes, pergunte para eles ” o que precisa acontecer para a parceria continuar sendo um sucesso?” Não tenha medo da resposta, pois o cliente só irá continuar se você gerar valor para ele. Você pode fazer essa pergunta através de uma ligação telefônica, email ou mensagem pelo WhatsApp, aproveite esta data para se tornar melhor para o seu cliente”, sugere.
Encantamento do cliente!
Quando o consumidor está mais seguro e já usufruiu do serviço prestado, o próximo passo de acordo com a especialista é trabalhar ações para encantar o cliente. “É possível trabalhar junto às empresas formas de promover a fidelização e o encantamento dos clientes, por meio de mentorias, consultorias e cursos online”, citou.
Fonte: Aline Oneda, publicitária e empreendedora, especialista em encantamento do cliente. Atua como consultora e palestrante em todo o Brasil (@alineoneda).