Um cardápio que une o melhor das gastronomias mineira e italiana
O bairro de Santa Tereza recebeu um novo endereço gastronômico, com ótimos pratos para quem quiser aproveitar o ambiente e um cardápio mais do que recheado para quem preferir saborear em casa. É o Chefs Tereza Gastrô que inaugurou na Rua Tenente Freitas, 245 – loja 4, sob o comando do chef César Faeda, também proprietário e idealizador do projeto.
O restaurante tem funcionamento normal para o almoço, durante o dia, das 11h às 15h, com capacidade para atender até 20 pessoas, seguindo as regras de distanciamento necessárias. Neste horário também começa o funcionamento de seu delivery, que continua no período da noite, das 18h às 22h. O restaurante abre apenas durante o dia.
É um local que valoriza a gastronomia de raiz mineira unida às tradições italianas familiares do chef Faeda. O cardápio é bastante variado, mas todos os produtos são de fabricação própria, inclusive massas, vegetais, temperos e também as carnes maturadas. Todos os produtos estão disponíveis para compra no local e delivery. O Chefs Tereza Gastrô também tem um pequeno empório com uma ampla oferta de produtos caseiros e naturais como mel, requeijão, queijo, doces, molho de pimenta, cachaça, todos de fabricação própria.
“Isso inclui também as carnes maturadas e as massas, ambas congeladas, para as pessoas fazerem em casa. As embalagens foram pensadas para quem usa forno tradicional, elétrico e também o micro-ondas. Trabalhamos apenas com produtos muito frescos, da terra e todos naturais. Ovos caipiras, ervas, queijos, mel, colorau natural; tudo é produzido em nossa roça em Esmeraldas”, explica o proprietário e chef responsável César Faeda.
Sugestões do Chef
O cardápio do almoço traz ótimas opções, com destaque para as sugestões do chef, uma diferente a cada dia. Entre elas está maçã de peito ao vinho, acompanhada de arroz, feijão e aipim na manteiga de garrafa, além de salada de alface, tomate e cenoura. Em outro dia da semana, o destaque é costelinha de panela ou carne de lata com tutu de feijão, acompanhada de arroz, couve, torresmo e ovo, salada de alface, tomate e beterraba.
E já que começamos, vale contar as outras sugestões que estão disponíveis na casa como o frango com quiabo ou frango no milho, acompanhado de arroz, feijão, couve e angu moinho d’água e a salada de alface e cenoura. Para quem aprecia, tem ainda uma bela rabada com agrião e batata, acompanhada de salada de alface e tomate, arroz, feijão e farofa de cebola. E, claro, não poderia faltar as opções de tropeiro, feijoada completa e os filés de boi, porco e tilápia à parmegiana. Estes últimos vêm acompanhados musseline de abóbora e batata sauté. E, para fechar, uma moqueca baiana completa com pirão, arroz e farofa de dendê.
A especialidade do cardápio noturno são as massas, sopas e consomês. Estes, nos sabores palmito, champignon e frango desfiado. Já as opções de sopa variam entre legumes e legumes com ragu. As massas já são mais variadas, com destaque para o rondelli de costelinha com quiabo e queijo minas ou o canelone de rabada com batata agrião e queijo minas ao molho sugo, algumas das especialidades do chef, além dos cinco tipos de tagliatelle (ao ragu de boi, 4 queijos, carbonara, matriciana e alla putanesca).
O restaurante oferece as bebidas tradicionais para acompanhar os pratos como sucos refrigerantes, chope e algumas opções de vinho para entrega. “Em breve iremos também oferecer sucos diferenciados de frutas como cajá manga, graviola, pequi e também sanduíches fitness e saladas entre outros produtos sem glúten e low carb para públicos que buscam opções vegetarianas e também veganas. Já tenho receitas com jaca, carne de soja e a bucha natural que substitui o espaguete”, complementa Faeda.
César Faeda
Chef Faeda é um amante da baixa gastronomia e valoriza a robustez e conteúdo de suas receitas com a mistura familiar de temperos italianos e mineiros e sempre se orgulha em afirmar que não utiliza em suas receitas nenhum produto industrializado. Descendente de italianos, César aprendeu a gostar da gastronomia ainda criança, observando seus familiares na cozinha. O que era um hobby virou profissão, principalmente a execução de culinárias italiana e mineira, isto é, suas raízes.
O chef consultor mantém um currículo extenso, com destaque para a experiência em eventos, self-service, à la carte, personal cook etc. Entre as gastronomias que executa estão a mineira, brasileira, italiana, asiática e portuguesa. Bem como carnes nobres e exóticas e molhos e chutneys. César ainda possui especialização em gestão de ambientes gastronômicos, segurança e manipulação de alimentos e conhecimento nos tipos de cocção para culinárias distintas.
Trabalhou por quatro anos no Restaurante Sabor e Vida, responsável pela parte culinária, logística, compras e gerenciamento e foi o chef responsável pelo Bar do Museu Clube da Esquina, com diversas premiações. Durante um ano e meio obteve muito sucesso com sua antiga casa, o Metrô Tereza, que teve que fechar por causa da pandemia. Sua famosa Cozinha Acústica ficou conhecida em Belo Horizonte, em que ele cozinhava em uma roda de arado ao vivo no meio do público suas deliciosas receitas de galinhada, feijoada, risotos, yakisoba, paella mineira e cassoulet.
“O melhor de ser um chef, nossa realização, é ver o sorriso no rosto das pessoas ao experimentarem nossas criações. É uma grande responsabilidade alimentar as pessoas e precisamos fazer isso com carinho e atenção para atingir os cinco sentidos. Quero nesta nova casa valorizar ainda mais os rituais gastronômicos, as antigas receitas e as tradições familiares e nossas raízes. Fazer uma gastronomia de alma, que exalte a memória e que faça as pessoas se lembrarem de bons momentos da vida e da infância”, finaliza o chef.