XP Inc. mais do que dobra presença de mulheres em cargos de liderança no último ano

Jéssica Oliveira – Gerente Regional MG da XP Inc. | Crédito: Divulgação.


Em levantamento sobre equidade de gênero, crescimento de lideranças femininas foi de 120%, enquanto número de mulheres aumentou em 40%, aproximadamente

Desde que assumiu, em julho de 2020, o compromisso público de equidade de gênero em todos os níveis hierárquicos até 2025, a XP Inc. vem executando uma série de iniciativas para atingir a meta de 50% de mulheres no quadro total de colaboradoras. Como resultado de uma agenda de ações direcionadas, a empresa está bem próxima de honrar com o compromisso. No último ano, a empresa conquistou um crescimento de 120% de mulheres em cargos de liderança.

Este aumento vai ao encontro do crescimento de aproximadamente 40% no número de mulheres em toda a companhia. Segundo levantamento da XP Inc. sobre equidade de gênero, em janeiro de 2021, 26,5% do quadro de colaboradores da companhia era formado por mulheres e, em dezembro o número bateu os 33,46%. Na época em que assumiu o compromisso, as mulheres representavam apenas 22% do quadro de funcionários.

“Entendemos que para atingir a meta traçada é preciso viabilizar medidas práticas, como estimular as discussões de iniciativas via nosso coletivo feminino MLHR3 que envolve a participação de colaboradoras de diversas idades, diferentes perfis e momentos de carreira, assim como, treinamento para lideranças, mentoria de carreira para mulheres, entre outras ações”, avalia Marta Pinheiro, diretora de Cultura e ESG da XP Inc.

Entre as iniciativas da XP Inc. em prol do compromisso de equidade de gênero, estão o acompanhamento constante de KPIs de promoções e remuneração entre os gêneros; lançamento de vagas exclusivas para mulheres; treinamentos e mentorias para carreira e liderança; parcerias como o Reprograma, iniciativa de formação de mulheres para trabalhar com programação, entre outras ações. Além deste foco em desenvolvimento e carreira, a empresa também revisitou benefícios e oferece licença maternidade e paternidade estendida; auxílio creche que contempla reembolso escolar e de profissionais que cuidam de crianças para mulheres e homens, por exemplo.

O anywhere office, programa #XPdeQualquerLugar que permite aos colaboradores trabalharem de onde quiser, impulsionou a contratação de talentos em todo o Brasil, tem contribuído para times mais diversos em toda empresa e, inclusive, estimulou o número de mulheres mães na XP. Antes do programa, apenas 15% das profissionais da empresa eram mães, agora elas representam mais de 26% do quadro feminino. De acordo com o levantamento, o modelo traz mais flexibilidade de administrar melhor a rotina de horário de cuidado com os filhos, por exemplo.

Sobre a XP Inc.

A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras. Para mais informações, acesse o site www.xpinc.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Óculos de realidade virtual tornam-se aliados na reabilitação de pacientes em hospital SUS

Artigo Anterior

Últimos ingressos para o show do Skank no Espaço das Américas

Relacionados