Giovani Miguez: poeta lança seu novo livro com reflexões filosóficas

Giovani Miguez


Obra é um mergulho na alma poética de Giovani Miguez e explora temas universais como a vida, o amor e a morte

Giovani Miguez é servidor público e poeta e está lançando seu nono livro, intitulado “Poesofias: entalhos e alguns retalhos”.

O poeta é natural de Volta Redonda, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como Cidade do Aço, onde residiu até 2008, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Durante sua adolescência, Giovani foi irrigado por muita poesia, lendo e escrevendo com urgência febril.

No entanto, à medida que se tornava adulto, a vida prática foi convencendo-o de que não poderia viver de poesia. Assim, abandonou seu jardim poético que havia construído na adolescência e infância e passou a focar na vida pragmática.

Vinte anos depois, a poesia, que deixou sementes enterradas na alma do autor, aguardando o momento certo, germinou novamente. Nos últimos seis anos, Giovani tem se dedicado a recompor esse jardim poético, com suas est(éticas) existenciais. “Animal Poético: Diário Est(ético)”, lançado em 2020 pela Editora Multifoco, é um dos frutos desse trabalho.

Em seus poemas, Giovani fala sobre a vida, a morte, o amor e a dor, explorando temas universais com uma sensibilidade única. Seu trabalho tem sido reconhecido pelo público, que é uma prova de sua relevância no cenário literário atual.

Giovani Miguez lendo seu livro

Seu mais recente livro, “Poesofias: entalhos e alguns retalhos”, traz dois cadernos escritos em 2022, publicados na íntegra. Em 2019, logo após publicar suas “Quase Histórias” e estabelecer as bases do seu projeto poético sintetizado em “Animal Poético” (2020), Giovani empreendeu uma frenética busca por uma voz poética e filosófica. Desde então, ele tem explorado diferentes temas em suas poesias, sempre com o objetivo de encontrar uma voz autêntica e singular.

A mensagem que Giovani deseja transmitir em sua obra é que a vida é uma jornada cheia de altos e baixos e que devemos aprender a apreciar as pequenas coisas ao longo do caminho. Ele mostra ainda que, muitas vezes, as coisas mais valiosas na vida são as que custam pouco ou nada, como a amizade, a alegria e a simplicidade. Ao mesmo tempo, ele destaca a importância de ser corajoso e persistente, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

O livro foi lançado em maio de 2023 pela editora Opera Editorial e pode ser adquirido através do link: Livro Poesofias.

Quem quiser seguir o trabalho do poeta, Giovani está nas redes sociais: Instagram, YouTube e também em seu site.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

União pede ao STF que reduza impacto de revisão da vida toda no INSS

Artigo Anterior

Ministra da Ciência e Tecnologia defende atualização da Lei do Bem

Relacionados