Conheça Flávio Di Morais: “O cara dos 15 milhões” de obras produzidas

Flávio Di Morais


É assim que muitos conhecem o CEO da DDM Editora, o empresário Flávio Di Morais, 58 anos, casado e pai de 3 filhos. Após algumas milhares de horas buscando formação nas mais diversas áreas tecnológicas, sentiu que também era necessário conhecer mais sobre as pessoas e investiu outra porção de horas com formações na área do desenvolvimento humano. Flávio achou que já estava pronto para desbravar um novo mundo e ajudar ainda mais pessoas a se conhecerem, a passarem pelo processo de transformação, enfim, não foi bem assim que as coisas aconteceram.

Toda trajetória tem diversas reviravoltas e surpresas. Afinal, a vida não é nada previsível, mas mesmo assim é possível lutar para ser sua melhor versão e para deixar a sua marca no mundo.

Algumas jornadas podem ser solitárias, enquanto outras já são muito movimentadas. Existem aquelas onde parece que tudo sempre se encaixa ou aquelas onde a vida segue um fluxo aleatório e nada se mantém constante.

O que faz a diferença de verdade é a capacidade do protagonista em assumir o papel principal e se destacar.  Afinal, quem não quer viver aquele momento do “felizes para sempre”?

Com Flávio Di Morais a história não seria diferente, já que o empresário, em meio às suas inúmeras conquistas, ainda acorda todo dia com a força e disposição para lutar e buscar mais um final feliz.

Em sua jornada, o empreendedor iniciou sua vida profissional e acadêmica na área de tecnologia desenvolvendo sistemas de grande porte, sua especialidade sempre foi setor bancário. Uma área rodeada por tecnologias e inovações, no entanto, Flávio sempre esteve rodeado por pessoas, ainda assim se relacionava melhor com as máquinas do que com gente.

Em sua carreira, galgou degrau por degrau. Passou pela área como operador, depois programador até uma década depois conseguir escalar o cargo de diretor de tecnologia. Flávio sempre teve espírito de liderança, em sua trajetória, sempre esteve à frente de grandes projetos. Vale ressaltar aqui sua participação no sistema CAIXAAqui, conhecido hoje na maioria das regiões do Brasil, até as mais distantes. Flávio Di Morais

Mas se tem algo que nunca deixou de pensar, foi o sonho de querer ter seu próprio negócio.

E, para tirar esse projeto do papel, precisou de alguns anos e também de um empurrãozinho do destino, ou melhor conhecer a sua esposa.

Daiana Di Morais vinha do segmento editorial seguindo os caminhos de seu pai que trabalhou na editora Abril por 36 anos, boa parte deles rodando a revista Veja, que por anos foi a revista de maior circulação do país. Para impressioná-la, vendeu o seu jipe importado e recém comprado, adquiriu os primeiros equipamentos e abriu a sua própria editora, convidando-a para ser sua sócia.

O empresário gosta de lembrar um computador em especial que mantém guardado até hoje, e segundo ele, ainda funcionando, um Quadra 800 da Apple. Foi necessário buscar o primeiro Macintosh, pois em 1994 não era permitido a importação e venda desse equipamento no Brasil. Páginas eletrônicas

E o casal à frente da DDM Editora não parou mais de crescer, fazendo trabalhos para grandes editoras da época no processo de digitalizar os livros de seus acervos. Outros negócios surgiram, e a DDM Editora recebeu o convite para participar do desenvolvimento do primeiro guia eletrônico do Brasil que foi distribuído em parceria com a Folha de S.Paulo, o maior jornal em circulação da época e também pelo portal UOL.  

 

  ICA Na mesma época, o empresário a frente da DDM Editora atuou no desenvolvimento do 1º CD-ROM que foi usado para captação de cotas de patrocínio da novela “Xica da Silva”, da extinta Rede Manchete onde a atriz Tais Araújo despontou para o público brasileiro. Negócio atrai negócio e não pararam mais de receber pedidos para a produção de CDs e DVDs. Foram dezenas de milhares de projetos gráficos. Assim, seguiram desenvolvendo importantes projetos com a participação de grandes empresas, como Bradesco, Unibanco, Pão de Açúcar, Casas Pernambucanas, Mappin, McDonald’s e muitas outras.

Atualmente contam com o aporte de parceiros em seus projetos como o Instituto FIOCRUZ, Honda do Brasil, Citroen, Peugeot, Mercedes-Benz, Volkswagen, laboratórios Lilly e EMS, Dow Corning, Black & Decker entre outros.

“Ao longo da minha carreira, estive presente em projetos incríveis, que me orgulho muito de ter participado”, conta.

Só que como toda história tem seus altos e baixos, a deles também não seria diferente. Há alguns anos, um furto de máquinas na empresa levou todos os equipamentos e com eles os trabalhos e todo o histórico, assunto delicado e que causa tristeza: “Infelizmente, na época ainda não tínhamos a opção do backup em nuvem”, relembra.

Mais recentemente tivemos uma pandemia que assolou o mundo e trouxe muitas complicações para seus negócios, ainda assim, isso não foi o suficiente para parar esse homem com coração empreendedor. Nos últimos meses desenvolveu novas parcerias e diversificou seu negócio, tirando como aprendizado os anos que se passaram.

Em seus novos projetos estão o novo portal que permitirá qualquer autor do Brasil e do mundo a publicar sua obra sem custo, com isso o empresário pretende democratizar verdadeiramente o livro. Ainda com o olhar para o livro e para o autor, abriu um espaço, o @ddm.podcast para que os autores possam falar de sua obra, do que os inspiram, sobre o que querem comunicar ao mundo. Outros projetos não podemos ainda colocar na matéria, mas um passarinho me contou que vem aí até um programa de TV, não espalha!

Ficou curioso com a trajetória desse protagonista? Siga-o nas redes sociais e conheça mais sobre a sua rotina, seu trabalho e empresa: @flaviodimorais da @ddmeditora.

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