Uma data importante para o varejo está se aproximando. Dia das Crianças é sempre uma grande oportunidade para aumentar o número de vendas e bater metas em outubro. A expectativa é que sejam movimentados R$ 18,8 bilhões, cerca de 35% a mais que em 2022.
Para aproveitar essa alta é importante que os lojistas foquem no atendimento ao cliente e na experiência que proporcionam. Segundo o especialista em vendas, Júnior Smarzaro, essa é a principal estratégia para não deixar essa alta ser temporária: “Focar em ter um atendimento diferenciado, em proporcionar uma experiência única para o cliente nessa data é fundamental para se tornar inesquecível. É fácil o cliente comprar de você uma vez, mas quando você gera experiência, além dele te indicar, também se torna fiel à sua marca”.
De acordo com pesquisa da Zendesk, 82% dos consumidores brasileiros tomam decisões de compra com base no atendimento que recebem. “Infelizmente isso ainda é ignorado por muitas empresas. Eu falo sempre nos meus treinamentos que proporcionar um atendimento diferenciado não é ponto só para a empresa. O vendedor fideliza o cliente, se torna referência e muitas portas são abertas para ele”, reforça Smarzaro.
Existem diversas técnicas que você pode utilizar para proporcionar um atendimento diferenciado, entre elas: perguntar o nome do cliente e chama-lo pelo nome; estar disposto a ajudar o cliente a encontrar exatamente o que ele precisa; ter conhecimento sobre o produto que está vendendo para deixar o cliente seguro dos benefícios; agilidade para a resolução de problemas; ser proativo e disposto a fazer mais do que “vender”.
“Hoje não é possível se valer de que qualidade é um diferencial. Qualidade é hoje a obrigação de qualquer empresa, mas um atendimento de qualidade é sim um diferencial. Você sempre pode fazer um pouco mais, deixar seu cliente confortável e seguro. Cliente satisfeito compra 2 vezes mais, e você sabe como fazer isso”, é o que garante o especialista em vendas.
O atendimento é a primeira chance de encantar e causar uma boa primeira impressão. Independente do canal de contato, é sempre possível fazer algo a mais e garantir grandes vendas.