José Bonifácio é assunto de conversa com Mary Del Priore na Academia Mineira de Letras

Sao Paulo, 15/05/2013 Mary Del Priore. Foto: Christian Tragni


Mary Del Priori – Foto Acervo Pessoal.

Entrevista acontece no dia 29/04 e integra a programação do projeto 22 entrevistas no Bicentenário da Independência

No dia 29 de abril, o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, conduz a conversa “As Vidas de José Bonifácio”, com a historiadora e escritora Mary Del Priore, autora de livro homônimo. Em formato de entrevista e transmitido ao vivo pelo YouTube da AML, o público poderá conferir a exibição às 19h30. O conteúdo integra o projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Conhecido como o patriarca da Independência, José Bonifácio tornou-se uma das personalidades fundamentais para a compreensão do contexto histórico em que se insere o 7 de setembro de 1822. Dotado da curiosidade que o fez viajar pelo mundo, também era extremamente ambicioso. Desejou conquistar o mundo e alcançou mais do que as circunstâncias podiam lhe oferecer.

Pesquisadora incansável, respeitada em todo o país, Mary Del Priore estudou a fundo a trajetória de Bonifácio para apresentar, na conversa com Rogério Faria Tavares, uma apurada análise de seu papel na história do Brasil e de seu legado.

No centenário da Independência do Brasil, em 1922, vários historiadores escreveram biografias elogiando e louvando José Bonifácio, sem a preocupação de fornecer uma informação mais complexa sobre a sua vida.

A partir do ano 2000, começaram a ser publicados estudos mais completos, realizados a partir de suas ideias políticas e seus interesses científicos, o que enriqueceu profundamente o repertório de conhecimentos sobre a sua contribuição para a nossa História, numa perspectiva mais sofisticada.

O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado em 2022. Considerando a importância da data, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação de um ano e meio para falar sobre o assunto. O projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” conta com bate-papos conduzidos pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e convidados que são referência nos assuntos abordados. As transmissões serão pela plataforma Zoom e poderão ser acompanhadas pelo YouTube da AML.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Mary Del Priore é autora de mais de cinquenta livros sobre a História do Brasil e vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis. Colabora com jornais científicos e não científicos, nacionais e internacionais. É membro da Academia Carioca de Letras, do Pen Clube do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de órgãos internacionais, como a Academia Real de História da Espanha. Ex-professora de História da USP e da PUC Rio, atualmente leciona no curso de pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.

SERVIÇO:

Palestras virtual “As Vidas de José Bonifácio” – com Mary Del Priore

Data: a partir de 29 de abril, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações. A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade. Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cresce em 80% o número de tentativas fraudes financeiras durante a pandemia

Artigo Anterior

Micro e pequenas empresas podem pagar Simples com Pix

Relacionados