As equipes de pesca feminina já prometem se reunir na Baía de Camamu, no dia 19 de novembro na comunidade de Ponta de Caeira – Baía de Camamu, para a esperada e concorrida 3º Pescaria Nacional das Mulheres.
O encontro terá mulheres de todas as partes do Brasil, principalmente do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás e Goiânia . Um evento totalmente voltado para a sustentabilidade, onde as varas de pesca são 100% artesanais, confeccionadas de bambu e guaiçara e no formato pesque-e-solte, para ter o menor impacto ambiental possível e a parte gastronômica será assinada pelas nativas e com produtos típicos da região utilizando a sardinha que prometem surpreender.
O evento contará com palestras de conscientização, como: “Pesque-e-solte para desenvolvimento do Turismo da Região” da empresária Marju Azambuja que compartilhou seu conhecimento sobre pesca esportiva no Mato Grosso do Sul e a de “Destinação de resíduos sólidos e preservação das praias”, com a produtora cultural e ativista ambiental Luzia Moraes, entre outras, show musical, sorteio de brindes, entrega dos troféus de maior e menor peixes pescados e muito mais.
Este ano elas terão acesso ao exame de toque mamário para a averiguação de possíveis nódulos e esclarecimentos voltados a conscientização do alto exame e acompanhamento médico. O mês de novembro foi escolhido justamente para aproveitar a mobilização da secretaria de saúde do município para maior abrangência desta ação maravilhosa.
A iniciativa surgiu a partir da visita da empresária Úrsula Montes no renomado Hotel Fazenda Passo do Lontra no Pantanal Sul Mato-grossense (MS), aonde visualizou o potencial da Pescaria das Mulheres da também empresária Marju Azambuja, como uma referência de sustentabilidade.
As duas estão juntas por todo Brasil realizando palestras sobre a importância do pesque e solte nos rios e mares, delimitando a cautela e proteção da diversidade do bioma brasileiro respeitando suas peculiaridades.
Todo o esforço voltado às mulheres da Baía de Camamu, que pertencem a Colonia de pesca, integra 4 comunidades quilombolas do município de Camamu e Marau, inserindo a vasta experiência local como diferencial competitivo neste segmento. Segundo o prefeito do município de Camamu, Enoc Souza e o prefeito de Maraú, Manasses eles estarão apoiando e disseminando a atividade em outras comunidades pois ela envolve além da mãe, o filho que desde pequeno já cresce acompanhando o cuidado com o meio ambiente, agregando valor a atividade pesqueira e a sabedoria dos mais velhos contribuindo com a conservação ambiental. Este ano a abertura contará com a participação pelo segundo ano do Secretário Estadual de Turismo, Maurício Bacelar além da secretária municipal de Turismo, Tereza Cristina e do secretario de meio ambiente, kened Goza e de autoridades locais.
Parceiros: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia -SETUR, Secretaria de Turismo Prefeitura de Camamu, SHABC – Sindicato de Hospedagem e Alimentação da Baía de Camamu, Pousada Terra Mar Way, Passo do Lontra Parque Hotel (MS), Camamu Bike Adventure, Óticas Carmo, Cheiro de Flor Ateliê, Sula Puridade FotoArte e Luzia Moraes Produções.