A Baia de Camamu está de portas abertas para a 3º Pescaria Nacional das Mulheres

Evento pescaria das mulheres


As equipes de pesca feminina já prometem se reunir na Baía de Camamu, no dia 19 de novembro na comunidade de Ponta de Caeira – Baía de Camamu, para a esperada e concorrida 3º Pescaria Nacional das Mulheres.

O encontro terá mulheres de todas as partes do Brasil, principalmente do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás e Goiânia . Um evento totalmente voltado para a sustentabilidade, onde as varas de pesca são 100% artesanais, confeccionadas de bambu e guaiçara e no formato pesque-e-solte, para ter o menor impacto ambiental possível e a parte gastronômica será assinada pelas nativas e com produtos típicos da região utilizando a sardinha que prometem surpreender.

O evento contará com palestras de conscientização, como: “Pesque-e-solte para desenvolvimento do Turismo da Região” da empresária Marju Azambuja que compartilhou seu conhecimento sobre pesca esportiva no Mato Grosso do Sul e a de “Destinação de resíduos sólidos e preservação das praias”, com a produtora cultural e ativista ambiental Luzia Moraes, entre outras, show musical, sorteio de brindes, entrega dos troféus de maior e menor peixes pescados e muito mais.

Mulher pescando

Este ano elas terão acesso ao exame de toque mamário para a averiguação de possíveis nódulos e esclarecimentos voltados a conscientização do alto exame e acompanhamento médico. O mês de novembro foi escolhido justamente para aproveitar a mobilização da secretaria de saúde do município para maior abrangência desta ação maravilhosa.

A iniciativa surgiu a partir da visita da empresária Úrsula Montes no renomado Hotel Fazenda Passo do Lontra no Pantanal Sul Mato-grossense (MS), aonde visualizou o potencial da Pescaria das Mulheres da também empresária Marju Azambuja, como uma referência de sustentabilidade.

As duas estão juntas por todo Brasil realizando palestras sobre a importância do pesque e solte nos rios e mares, delimitando a cautela e proteção da diversidade do bioma brasileiro respeitando suas peculiaridades.

Baia de Camamu

Todo o esforço voltado às mulheres da Baía de Camamu, que pertencem a Colonia de pesca, integra 4 comunidades quilombolas do município de Camamu e Marau, inserindo a vasta experiência local como diferencial competitivo neste segmento. Segundo o prefeito do município de Camamu, Enoc Souza e o prefeito de Maraú, Manasses eles estarão apoiando e disseminando a atividade em outras comunidades pois ela envolve além da mãe, o filho que desde pequeno já cresce acompanhando o cuidado com o meio ambiente, agregando valor a atividade pesqueira e a sabedoria dos mais velhos contribuindo com a conservação ambiental. Este ano a abertura contará com a participação pelo segundo ano do Secretário Estadual de Turismo, Maurício Bacelar além da secretária municipal de Turismo, Tereza Cristina e do secretario de meio ambiente, kened Goza e de autoridades locais.

Parceiros: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia -SETUR, Secretaria de Turismo Prefeitura de Camamu, SHABC – Sindicato de Hospedagem e Alimentação da Baía de Camamu, Pousada Terra Mar Way, Passo do Lontra Parque Hotel (MS), Camamu Bike Adventure, Óticas Carmo, Cheiro de Flor Ateliê, Sula Puridade FotoArte e Luzia Moraes Produções.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Haddad estima que precatórios caiam para R$ 7 bilhões

Artigo Anterior

Alckmin: percentual de álcool na gasolina pode aumentar para 30%

Relacionados