Campina Grande é o próximo destino da Expedição Fartura – Gastronomia do Brasil, com o tema “Saudades de São João”



Baião de dois pronto.

Após um tempo em pausa devido à pandemia, o projeto Fartura – Gastronomia do Brasil retoma as Expedições Fartura, com todos os protocolos de segurança, e coloca o pé na estrada com destino à Campina Grande. Com o tema “Saudades de São João”, a curadora gastronômica Carolina Daher chega ao agreste paraibano no dia 21 de maio para buscar o que fez a cidade ser conhecida como a casa do maior São João do mundo.

Já que em 2021 não será possível que mais de um milhão de pessoas se reúna em Campina Grande, o Fartura vai realizar pesquisas, entrevistas, registrar receitas e depoimentos de personagens da região. Em junho, será lançada uma websérie e o conteúdo será compartilhado no site e redes sociais do projeto para que o público possa conhecer melhor essa tradição e matar a saudade de uma das festas mais simbólicas do Brasil.

“A festa de São João é a mais tradicional do Nordeste e muito popular em todo o país. E muita gente não sabe, mas é uma data em que celebramos o milho, o ingrediente das Américas. Ele está presente em diversos países, como Peru, Colômbia, México. Sempre há uma festa em torno dele. Aqui não é diferente, é uma festa em que se comemora os três santos juninos – Antônio, Pedro e João, e acontece no mês de colheita do milho, para celebrá-la. É o momento de compartilhar, dividir. Nesta expedição, queremos trazer essa celebração ao público, mesmo que de forma digital. Queremos acalentar o coração do brasileiro e levar um pouco dessa festa para quem está em casa”, conta a curadora.

ROTEIRO

Expedição Fartura Saudades de São João começa em Alagoa Grande, onde a comitiva visita a Caiana dos Crioulos, uma comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, localizada na zona rural do município. Em Taperoá, além de conhecer a carne de sol Picuí, famosa na região, a expedição conta com a luxuosa participação do chef paraibano Onildo Rocha que vai levar a curadora à fazenda que pertence à família de Ariano Suassuna. Grande admirador do escritor, Onildo vai contar a história do queijo de cabra do local, premiado na França, e desenvolver uma receita com o ingrediente.

De lá, os expedicionários seguem para Ingá para conhecer a Dona Lia, que vai levá-los ao Memorial do Cuscuz. Em Areia, o roteiro inclui o Museu da Rapadura, o Engenho do Triunfo, a Casa de Doces e o Restaurante Vó Maria. Aportando em Campina Grande, o grande anfitrião da Expedição, Cumpadi João, vai mostrar sua fazenda, as receitas e contar um pouco da tradição local.

“Estamos ansiosos por essa viagem, para descobrir um pouco mais de uma tradição tão forte. Em junho, não estaremos reunidos em torno da fogueira. Mas o público vai poder sentir o calor que existe nesta festa, mesmo que ela não esteja acontecendo nos moldes tradicionais”, completa Carolina Daher.

A Expedição Fartura viaja por todo o Brasil desde 2012 para garimpar e mapear a cultura gastronômica de cada lugar. Tudo é registrado e disponibilizado em forma de conteúdo no site e nas redes sociais do projeto. A expedição também é base para a curadoria dos Festivais Fartura.

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

 

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

 

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 79 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

 

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

 

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cervejaria Albanos completa 25 anos em maio e prepara novidades ao público

Artigo Anterior

SHOPPING CIDADE ADERE AO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

Relacionados