INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INTEGRAR O BALLET JOVEM MINAS GERAIS

BJMG – Credito Santanas.


Dançarinos de 14 a 24 anos, oriundos de todos os Estados do Brasil e até mesmo de outros Países, podem se inscrever no processo seletivo; o projeto de formação artística selecionará 16 novos integrantes 

 

Está aberto o processo seletivo para integrar o Ballet Jovem Minas Gerais (BJMG). Dançarinos de Belo Horizonte, cidade sede do projeto de formação artística, assim como da região metropolitana da capital mineira, além de outros Estados do Brasil e até mesmo de outros Países, mas residentes em território nacional, têm até o dia 9 de dezembro para se inscreverem. Os interessados devem ter entre 14 e 24 anos e disponibilidade no horário da manhã. Ao todo, 16 novos integrantes vão ser selecionados. Os candidatos serão avaliados por uma banca constituída por profissionais da área da dança e três integrantes da equipe do BJMG.

“A seleção é feita presencialmente. Eu gosto de ver os candidatos e sempre faço uma entrevista. Na banca, eu, Tiça Pinheiro e Tiago Camargo, além de profissionais atuantes na área da dança. É bom ter a visão de outras pessoas”, explica Andréa Maia, diretora geral e artística do Ballet Jovem Minas Gerais. “Não temos um perfil definido, mas o candidato ou candidata precisa saber que aqui não é uma escola de dança”, afirma ela, deixando claro que os selecionados terão o dia a dia, a vivência, de um dançarino profissional. “A gente trabalha na formação. Ou seja, os dançarinos e dançarinas serão tratados dessa forma aqui dentro e, assim, ficarão aptos para migrarem para companhias ou grupos de dança do país e do mundo”, completa Andrea.

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online (clique aqui), em que o proponente deve informar nome completo, responsável legal (em caso de menor de idade), telefone, endereço, grau de escolaridade e o motivo pelo qual está interessado em compor o time do Ballet Jovem Minas Gerais. Dançarinos de outras cidades, estados e países, ao fazer a inscrição, devem ter em mente que o projeto não custeia a mudança nem a manutenção do mesmo em Belo Horizonte, onde acontecem os ensaios do BJMG.

Após as inscrições, os candidatos automaticamente poderão participar da seleção, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, às 10h, no Auditório do Centro de Referência da Juventude (CRJ), em BH. Nesse momento, eles passarão por cinco etapas: Balé Clássico (barra e centro), Dança Contemporânea, Exercício de Improvisação, Execução de Trechos de Coreografias do BJMG e Entrevista. Os candidatos, então, serão avaliados seguindo os critérios: relação corpo e espaço, presença cênica, musicalidade, capacidade de apreensão das sequências propostas, qualidade de movimentação, habilidade de improvisação e domínio técnico.

Os artistas selecionados pelo Ballet Jovem Minas Gerais, a partir de janeiro de 2024, passarão a integrar as atividades do projeto, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, totalizando 20 horas semanais, no CRJ, em BH. Além dos ensaios diários, estão previstas outras ações, como ensaios aos sábados, apresentação de espetáculos, marcação de palco e viagens. A relação do dançarino selecionado com o BJMG não tem teor empregatício, assim como não está assegurado nenhum tipo de remuneração para o mesmo.

“O Ballet Jovem Minas Gerais existe há 16 anos e é um projeto social de profissionalização na dança. Não existe um projeto como este, afinal, a maioria que se propõe a formação artística cobra um valor. O aluno ou a aluna tem que pagar pela aula, pelo figurino e pelas apresentações. Aqui não! O elenco do BJMG não paga nada e tem a experiência de uma companhia profissional, tendo relação direta com profissionais de várias áreas”, explica Andréa, deixando claro que, neste ano, o Instituto Cultural Vale, por meio do Ministério da Cultura, foi o patrocinador oficial do Ballet Jovem Minas Gerais.

Seleção para o Ballet Jovem Minas Gerais

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Primeira edição do “Conexões Culturais” apresenta shows com Melim, Beatles para Crianças e outras atrações gratuitas, em Belo Horizonte

Artigo Anterior
Rita Gomes

Rita Gomes encanta com turnê de tributo à música brasileira, trazendo sua voz única aos clássicos do país

Relacionados