Outubro Rosa: cirurgia de reconstrução da mama é uma esperança para muitas mulheres



A cirurgia já é um direito previsto em lei e pode elevar a autoestima de mulheres que já sofreram com o câncer de mama.

Os seios são uma parte importante do corpo feminino. Para muitas mulheres, eles também são sinônimos de autoestima. Infelizmente, quando se obtém resultado positivo para o câncer de mama, a principal forma de tratamento envolve a mastectomia, cirurgia que retira de maneira parcial ou totalmente a mama. Tal procedimento pode afetar a mulher em diversos aspectos da vida. Neste momento, a cirurgia de reconstrução de mama torna-se uma esperança.

O cirurgião plástico Raiff Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que o objetivo do procedimento é restaurar a forma, aparência e tamanho dos seios após a mastectomia. “A cirurgia pode ser realizada em duas etapas ou mais, dependendo da paciente. Em alguns casos, pode-se até mesmo começar a primeira parte enquanto se faz a mastectomia, mas é essencial passar por avaliação médica para saber se a possibilidade é viável. Para cada caso também é recomendado um tipo de cirurgia, que pode envolver desde a inserção de uma prótese de silicone à retirada de um retalho, que é quando se utiliza uma parte da pele de outra região do corpo”.

Ele destaca a importância de ter um acompanhamento médico e psicológico nessa fase. “A reconstrução é considerada mais agressiva que outras cirurgias plásticas relacionadas à mama, porém a recuperação envolve os mesmos métodos de outros tratamentos. Porém, na maioria das vezes, o resultado final é satisfatório e eleva a autoestima feminina devolvendo prazeres comuns e essenciais na vida de uma mulher”, garantiu Raiff.

A reconstrução é um direito

Infelizmente, a cirurgia de reconstrução pode ser inviável para quem não tem condições de realizá-la no sistema de saúde privado. Porém, desde 2013, todas as mulheres diagnosticadas com câncer de mama têm direito a realizar a cirurgia gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

FonteRaiff Araújo, médico cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).www.raiffaraujo.com.br

Assessoria de Imprensa

 

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação e Imprensa

Letra Comunicação e Marketing

www.letracomunicacao.com

[email protected]

(31) 3236-1477 ou 98429-7565

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Primeira edição do Mix Festival acontece em Contagem no mês de novembro

Artigo Anterior

Fertilidade de mulheres com câncer de mama pode ser preservada

Relacionados