Do piano velho às maiores gravadoras dos EUA: conheça o brasileiro que atende artistas consagrados e ajuda novos nomes com potencial musical

Pedro Kayat


“Eu faço discos”, diz o engenheiro de som e produtor musical Pedro Kayat, que  já trabalhou com Jorge Aragão e o produtor indicado ao Grammy Rodrigo Martins

Tudo começou com um piano velho, presente do seu pai para sua mãe. Com o instrumento, Pedro Kayat ensaiou suas primeiras notas musicais ao reproduzir as melodias dos desenhos animados somente de ouvido. O avô, que tocava flauta, observou o potencial do neto de sete anos e, prontamente, providenciou um teclado e sua primeira aula de música. Mas foi com a guitarra elétrica que descobriu que fazer música seria seu propósito para o resto da vida. Hoje, ele é produtor musical e engenheiro de som na Interscope Records, em Los Angeles, por onde passam nomes como Billie Eilish, Tupac, Kendrick Lamar, e muitos outros e co-fundador da Favorite Song Records, produtora criada com os amigos, o produtor e engenheiro Rodrigo Martins (indicado ao Grammy pelo trabalho com o músico Rubel) e a compositora Manny Moura.

 “Mudar para Boston, fazer música, conhecer pessoas incríveis e inspiradoras, trabalhar em dois estúdios diferentes em Nova York e chegar em Los Angeles e trabalhar com muitos artistas indicados e premiados como o Grammy, assim como produtores e engenheiros, percebo que correr esses riscos e abraçar o desconhecido definitivamente valeu a pena. É realmente um sonho realizado poder trabalhar neste universo e conhecer e trabalhar com tantas pessoas incríveis que me inspiraram a perseguir meu sonho e continuam me inspirando a nunca desistir dele”, comemora o artista que teve sua primeira experiência no estúdio do lendário baixista Arthur Maia, que o ajudou a produzir e gravar sua primeira música, “Sozinho”, escrita com o pai Marcos Kayat.

Além de atender inúmeros artistas consagrados nas gravadoras por onde passou em Nova Iorque como a Electric Lady e Penthouse Studios, Pedro Kayat atendeu como engenheiro de som artistas como Jorge Aragão (indicado ao Grammy Latino), Beanie Sigel (rapper americano indicado ao Grammy) e Freeway.

Pedro Kayat

O que faz um engenheiro de som

Pedro Kayat resume seu trabalho em poucas palavras: “eu faço discos”. Porém, esse processo vai muito além. Ao conhecer um artista, o engenheiro de som e produtor estuda como moldar as idéias do músico até transformá-las em música, que depois pode ser compartilhada com o mundo. “Gosto de fazer tudo, desde co-escrever, produzir, mixar e gravar, e acho que cada uma dessas etapas tem um papel crítico em como a música vai soar. Adoro colaborar com diferentes artistas e músicos porque realmente acredito em combinar a criatividade de todos e experiências musicais únicas para criar algo novo e empolgante”, afirma.

Essa foi uma das razões que levou o artista a co-criar a produtora Favorite Song Records em Los Angeles, cujo objetivo do trio é buscar novos talentos com potencial musical para produzir do início ao fim seus trabalhos

Dentre os trabalhos produzidos pela casa, como sessões com artistas independentes, um ganhou destaque internacional recentemente. A música original – Espelho do Mundo – para o curta-metragem brasileiro A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin, que vem conquistando prêmios nacionais e internacionais  por festivais em 12 países. A obra levou prêmios de Melhor Curta e Melhor Direção no Poombukar Independent Film Festival e de melhor curta no Indie Festival, na Ucrânia e ainda foi indicada ao Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema. Com composição e melodia assinadas por Manny Moura, a música foi lançada oficialmente nos streamings da artista, no dia 31 de março.

Pedro Kayat

Pedro Kayat também já trabalhou com Jorge Aragão, Beanie Sigel, Sara Diamond, HeartBeats [Nicki Minaj, Jesy Nelson], George Garzone, Rodrigo Martins, Natalia Toache, Manny Moura, João Boiajion, C The Third, Nathan Dies, e muitos outros que cruzaram meu caminho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Doenças causam 62% das mortes nas prisões brasileiras, mostra estudo

Artigo Anterior

Mandatos de dois ministros do TSE terminam nesta semana

Relacionados