Nova safra de hotéis impulsionados pelos Jogos Olímpicos adota estratégias de diferenciação de produtos e serviços para atender novas demandas do consumidor. No mercado de luxo, diferenciais envolvem amenities exclusivos, cardápio natural, entre outros, além de acordos comerciais com marcas como Bodytech, Nespresso e Trousseau e personalidades como Bela Gil, Lenny Niemeyer e Glória Coelho.
Focada na busca de itens chave na satisfação de consumidores do mercado de luxo contemporâneo, a Rede Best Western, que tem como desenvolvedora exclusiva no Brasil a construtora e incorporadora hoteleira Incortel, embasou-se em pesquisa de instituto americano para identificar quem são e o que preferem esses turistas, dispostos gastar até 130 mil euros em uma viagem.
A pesquisa revela um perfil de consumidor avesso à ostentação e hábitos extravagantes. Ao contrário, prefere experiências sensoriais, cultivo da elegância com simplicidade, discrição e aconchego. A alimentação é artesanal e com produtos naturais e a prática de exercícios funcionais em ambientes abertos, também é uma grande tendência.
“O mercado hoteleiro no Rio de Janeiro está passando por um período muito forte de expansão. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, estamos acompanhando o lançamento de diversas opções em hospedagem para todos os segmentos. No caso dos serviços que miram a categoria de Alto Luxo, vão se destacar iniciativas que consigam se diferenciar do padrão do restante das opções”, afirma o Diretor de Operações Upscale e Luxo da Hotelaria Brasil, Juan Sander, responsável pela operação de quatro hotéis da Rede Best Western que serão inaugurados no Rio de Janeiro.
Juan Sander destaca o extremo cuidado em tornar a experiência do cliente mais simplificada, humana e próxima da realidade do seu dia a dia. Tudo isso, sem perder a sofisticação e o requinte que a categoria exige. “Vamos promover uma abordagem única que, logicamente, preza pelo extremo conforto, aliado ao design exclusivo de cada um dos hotéis, e que traz também conceitos de sustentabilidade, vida saudável, privacidade e outros valores e necessidades atuais”.
Para isso, a Best Western aposta em parcerias exclusivas com marcas e personalidades que traduzem esses conceitos. “No caso da culinária, por exemplo, vamos ter cardápios assinados pela Bela Gil, e todo os serviços de gastronomia voltados para uma alimentação balanceada, orgânica e funcional”, explica Juan.
As estilistas Lenny Niemeyer, Glória Coelho assinam, respectivamente, o Best Western PREMIER Americas Fashion Hotel e do Best Western PREMIER Arpoador Fashion Hotel. Suas obras estarão presentes no projeto de design dos empreendimentos, além da criação de fragrâncias, serviços e amenities exclusivos para o público feminino e outros detalhes que vão ajudar a compor uma atmosfera inspirada no mundo da moda.
Bebida preferida do brasileiro e uma marca registrada do Brasil no exterior, o café está entre os itens obrigatórios do público. É a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Por isso, através de um acordo comercial, Máquinas da Nespresso estarão disponíveis em todos os 509 quartos dos quatro empreendimentos da Best Western, assim como opções de sucos naturais e frutas orgânicas no minibar. “É claro que teremos outras opções para agradar a todos. Cada cliente em será tratado como VIP. Mas, além de uma experiência memorável, queremos oferecer também mais qualidade de vida para nossos hóspedes”, conclui Juan.
Outro acordo comercial confirmado é com a mega academia Bodytech, que dará suporte estrutural e de recursos humanos à rede para oferecer aos hóspedes sessões de ginástica, seja na orla carioca, ou em uma academia próxima ao hotel.
Luxo na cama e no banho
Os hotéis rede Best Western terão uma linha exclusiva de shampoo e loção hidrante desenvolvidos pela Trousseau. Os travesseiros de alta tecnologia poderão ser escolhidos pelo hóspede em um menu, com quatro opções de densidade, além da possibilidade de regular a altura, através da retirada do adição de camadas.