O popular blog Viomundo entrevistou a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, para falar sobre a distribuição de verbas publicitárias por parte do governo. Além de conversar com a ministra, a jornalista Conceição Lemes teve também acesso a alguns dados relacionados ao investimento publico em mídia no ano de 2015.
Entre as informações mais reveladoras, está o volume de investimentos com a internet, distribuído entre sites e blogs. A web recebeu dos cofres públicos um montante de R$ 155.6 milhões. Cabe notar que, mesmo sendo o meio que mais cresce, esse valor investido representa apenas 5,32% dos gastos totais do governo com publicidade. A TV, como de costume, é o meio que concentra maior volume de investimentos (62,63%).
A ministra adotou na entrevista um discurso de “descentralização das verbas”, mas apenas os 20 endereços virtuais, entre sites e blogs, que mais receberam dinheiro público, concentram 69,32% das verbas destinadas para a publicidade.
O principal destino virtual dos recursos do governo foi o portal Terra, com R$ 9,8 milhões em 2012, seguido de UOL com R$ 9,7, MSN com R$ 9 milhões, IG com R$ 5,7 milhões e Yahoo com R$ 4,9 milhões.
Embora o MiniCom fale em adotar a audiência como “o principal critério norteador” para a distribuição dos recursos, a Folha, com números do Ibope, fez um comparativo do valor que os 20 sites recebem e a audiência que cada um deles de fato possuí.