Maior granja da América do Sul segue investindo em tecnologia e inovação

0
140

Cerca de dois bilhões de ovos produzidos ao ano. Nenhum deles tocados pelas mãos humanas até chegar às gôndolas dos supermercados ou aos estabelecimentos gastronômicos. Fundada nos anos 80, a Mantiqueira é hoje a 11ª maior produtora de ovos do mundo e responde pela maior produção da América do Sul.

– Nós sempre pensamos em produzir com qualidade. Nunca tivemos a obsessão de sermos os maiores – conta o empresário Leandro Pinto, sócio-fundador.

Diariamente, a cadeia produtiva da Mantiqueira segue rigorosas regras de preservação ambiental. Certificada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a granja preza pelo meio-ambiente com atenção às nascentes de rios e ao destino final dos resíduos. A preservação das áreas verdes é outro compromisso da empresa. Bom exemplo de prática sustentável, o esterco é 100% reaproveitado e transformado em um fertilizante de alto valor agronômico, que ajuda na recuperação das condições agroecológicas do solo.

Diariamente, a cadeia produtiva da Mantiqueira segue rigorosas regras de controle de qualidade – Divulgação

 

Os cuidados se estendem aos moradores dos municípios próximos às unidades da companhia. Com forte veia social, a empresa investe em diversos programas. Em 2016, foi pioneira ao criar o primeiro “truck social” do Brasil. Com proposta beneficente, o chamado “Egg Truck” distribui lanches com ovos gratuitamente em eventos realizados por ONGs e outras instituições.

A Mantiqueira tornou-se também patrocinadora do Instituto Mangueira do Futuro lançando um “Ovo Social”, chamado de “Ovos Solidários”. Parte da renda obtida com a venda dos ovos é revertida para apoiar projetos esportivos. De acordo com a Mantiqueira, os “Ovos Solidários” fizeram tanto sucesso que beneficiarão outros projetos sociais em 2017. Além disso, nas áreas vizinhas às granjas, a empresa dá suporte às escolas, fornecendo uniformes, materiais, equipamentos de informática, entre outros.

Funcionais, nutricionais e turbinados

A Granja Mantiqueira tem a mais extensa linha de ovos do país. Com diversas finalidades nutricionais, os ovos são desenvolvidos com alta tecnologia e pesquisas. Já estão disponíveis no mercado os ovos Gourmet, Codorna, Jumbo, Do Sítio, Galinha Pintadinha e Omega 3. E para 2017, a empresa prepara o lançamento de inédita e variada linha funcional, enriquecida com Vitamina E, Selênio e DHA e colina.

Investimento na produção orgânica

O desejo antigo de produzir ovos orgânicos tornou-se realidade desde a parceria firmada com a Fazenda da Toca, do empresário Pedro Paulo Diniz, localizada em Itirapina (SP). Atualmente, a produção chega apenas aos supermercados do Rio de Janeiro e São Paulo, porém há planos de expansão para os demais estados do Brasil.

A maior produtora de ovos da América do Sul encerra o ano de 2016 celebrando o sucesso do Egg Truck Mantiqueira, criado com duas propostas: atuando gratuitamente em projetos sociais e estacionando em mercados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo para oferecer lanches nutritivos e, assim, conquistar o paladar dos clientes; e do lançamento de uma linha de ovos funcionais para turbinar a alimentação, enriquecidos com ômega 3, selênio, vitamina E, DHA e colina, entre outras propriedades. A Granja Mantiqueira produz, por mês, mais de 162 milhões de ovos e conta com 2100 colaboradores diretos.

Conquista de Mercado

Outra conquista importante para o grupo foi o patrocínio ao Instituto Mangueira do Futuro, que atende milhares de moradores da comunidade da Mangueira, no Rio, e forma atletas de alto rendimento. No segundo semestre deste ano, a Granja Mantiqueira criou osOvos Solidários para Atletas, cuja parte da renda foi doada ao programa social, reconhecido pela UNESCO como um dos maiores do mundo.

Além disso, a Granja Mantiqueira selou parceria com a Fazenda da Toca na produção de ovos orgânicos. Essa linha já era um desejo antigo do grupo, que conheceu de perto o trabalho do empresário Pedro Paulo Diniz, proprietário da fazenda localizada em Itirapina, interior de São Paulo. A Fazenda da Toca exerce práticas agroecológicas regenerativas com certificação orgânica. Com o objetivo comum de visar o bem-estar coletivo, a Granja Mantiqueira e a Fazenda da Toca acreditam na produção de orgânicos, apesar da barreira de custo. A princípio, os ovos orgânicos são distribuídos nos principais supermercados do eixo Rio-São Paulo, mas o objetivo de ambos os parceiros é expandir a distribuição em todo o território nacional.

Com três unidades, duas em Minas Gerais e uma no Mato Grosso, a Mantiqueira produz dois bilhões de ovos ao ano – Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui