Muro desaba no bairro Buritis após chuva atingir Belo Horizonte



A chuva que atingiu Belo Horizonte na tarde deste sábado (12) derrubou o muro de um prédio no bairro Buritis, na região Oeste. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a queda parcial da estrutura se deu por volta das 15h30, na rua Tito Guimarães, e foi causada por problemas no sistema de drenagem.

O incidente interditou um apartamento no primeiro andar e a área de lazer de dois prédios situados abaixo, mas não deixou feridos nem houve ainda a necessidade de remoção dos moradores das demais unidades.

O coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador Municipal da Defesa Civil, esteve no local para avaliar os riscos e ressaltou que a maioria dos desabamentos em Belo Horizonte no período chuvoso está relacionado à questão da drenagem. E fez um apelo para que síndicos e responsáveis por condomínios façam a revisão periódica no sistema de drenos, cuidando ainda do desentupimento de redes, limpeza de calhas e etc.

Por medida de precaução, uma lona foi colocada sobre o talude (barranco) para evitar encharcamento do solo e deslizamentos.

A Defesa Civil explicou que os moradores de uma unidade do primeiro andar precisaram ser removidos por conta da lama e outros rejeitos que escoaram para dentro desse imóvel. O coronel Alexandre Lucas explicou que a medida foi tomada por uma questão sanitária, de higiene, e não por risco de desabamentos.

Moradores de outras unidades e de prédios vizinhos chegaram a deixar os imóveis, mas já foram autorizados a retornar.

“Melhor não dá bobeira”

Apesar de somente um apartamento ter sido interditado, moradores do edifício Mont Blanc Mirabeau estão deixando o prédio por conta própria temendo que mais desabamentos aconteçam.

Um senhor que não quis se identificar veio buscar a filha depois de saber do acidente. O homem achou melhor prevenir. “A temporada de chuva começou, então é melhor não dá bobeira”, afirmou.

A assessora parlamentar Renata Nascimento, 39, mora no edifício há apenas 6 meses, mas teme pelo histórico de chuvas e desabamentos do bairro. “Não estava aqui na hora, fiquei sabendo pelo grupo de WhatsApp do prédio. Estou sem informações, mas ficamos com medo, né. Minha cachorrinha estava sozinha e está desesperada”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Os militares estão suprimindo árvores na região que apresentam risco de queda com as chuvas e ventos fortes.

O órgão informou ainda que há previsão de mais chuva para Belo Horizonte até o início da noite deste sábado, principalmente nas regiões Oeste e Norte.

Problemas de drenagem

Em 2011 dois prédios da rua Laura Soares Carneiro, também no Buritis, foram interditados por problemas de drenagem no solo. Os moradores dos condomínios Vale dos Buritis e Art de Vivre tiveram de abandonar as edificações, que apresentavam risco de cair. Três meses depois, um dos prédios desabou e o outro foi demolido.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por determinação judicial da 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal, realizou serviços de terraplenagem, contenção em cortina atirantada e contenção em solo grampeado, revestido com tela vegetal. O investimento foi de R$ 5,6 milhões.

Até 2013, o processo da queda dos prédios ainda apurava a responsabilidade da Prefeitura, por meio da Sudecap e da Copasa, no desabamento. Até 2013, apenas a construtora havia sido penalizada.

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba e Luan Santana se apresentam no Festival Sertanejo em Sete Lagoas

Artigo Anterior

Mirante do Mangabeiras terá maior tirolesa de Minas Gerais

Relacionados