Empreendedorismo mineiro é destaque no setor de franchising



Com a queda da Selic e o mercado ainda mais atrativo, Belo Horizonte
é hoje a quarta capital do país com maior número de franquias

Tornar-se um empreendedor em tempos difíceis da economia é um desafio para maioria da população, mas para aqueles que almejam atingir esse objetivo com maior segurança, tanto nos retornos, quanto na gerência do modelo de negócio, a franchising é uma boa opção. O setor passou imune à crise em todo o país, com repetidos crescimentos de faturamento. Em Minas Gerais os números são expressivos.

Com quase duas mil unidades, a capital mineira é a quarta do país com maior número de franquias, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo o ranking realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), das 30 cidades brasileiras com maior número de unidades de franquias, 20 são capitais (66,7%), e Belo Horizonte, claro, não poderia ficar de fora. Além disso, a pesquisa mostrou outros quatro municípios que também se destacaram pelo sucesso do setor em 2017, e, novamente, os mineiros aparecem entre os primeiros da lista. São eles: São José dos Campos, Campinas, Niterói e Uberlândia.

O jeitinho “desconfiado” característico da personalidade dos mineiros, talvez seja o grande segredo por trás deste destaque do estado. É que em tempos de muitas incertezas, investir em uma marca consolidada e em um sistema em que já traz todo um apoio ao empreendedor, é visto como o melhor caminho a ser tomado. Uma vez que muitas pessoas perderam seus empregos fixos, a hora é de arregaçar as mangas e empreender. E com a retomada da economia batendo à porta, o investimento em franquia fica ainda mais atrativo, pois oferece condições para o empreendedor crescer junto com o país.

Com a queda da taxa Selic, que esteva em 13,65% ao ano em dezembro de 2016 e caiu para 8,25% em setembro de 2017, as aplicações ditas como preferidas pelos brasileiros; como o fundo de Investimento DI, poupança e entre outras; deixam de ser os melhores investimentos disponíveis, abrindo espaço para outras alternativas, sendo a franchising a primeira delas. As franquias se enquadram nos chamados investimentos produtivos, que ganham atratividade em momentos como este.

Para Pedro Pote, empresário e Master Franqueado da maior franquia imobiliária do mundo, RE/MAX, afirma que toda a estrutura que há por trás do franqueado é uma das grandes vantagens desse modelo. “A franquia é um sistema virtuoso que une expertises e dá certo, aonde dois empreendedores se encontram: o franqueador, com toda sua experiência e poder de gestão, e o franqueado, que tem uma visão local mais aprofundada, e é mais ligado ao cliente final”, explica o diretor da RE/MAX MG. Segundo ele, o papel das franqueadoras é investir continuamente em capacitação, inovação, desenvolvimento e exposição da marca, dispensando do investidor de toda essa preocupação.

Em Minas Gerais, esse modelo diferenciado de capacitação e gestão da RE/MAX tem feito tão sucesso, que a franquia com pouco mais de cinco anos de atuação no estado, já conta com 15 unidades em operação. E para Pedro Pote, as ações de capacitação e aperfeiçoamento de seus profissionais, desenvolvidas pela marca, com a Universidade RE/MAX, por exemplo, são alguns dos seus grandes diferenciais, que transmitem segurança ao empreendedor e tonam-se decisivos no processo de compra da franquia.

O diretor destacou ainda outra característica importante que diferencia a RE/MAX das demais franquias: o baixo custo operacional. Pois, para facilitar a parte administrativa e deixar o negócio ainda mais rentável, na filosofia de gestão da empresa, é possível ter um escritório de sucesso com apenas 1 funcionário. “O conceito pode parecer novo para o mercado imobiliário, porque realmente é bem distinto do que vemos hoje no Brasil, onde as imobiliárias maiores, sendo elas franquias ou não, tem, normalmente, uma grade de funcionários relativamente grande. Mas, na RE/MAX, nós apostamos na valorização do corretor, então para que ele realmente colha todos os frutos do seu trabalho, trabalhamos de forma autônoma, assim, os nossos associados não são considerados funcionários, mas sim, donos de sua própria carreira”, explica Pedro Pote.

Para saber mais informações sobre a franquia em Minas Gerais acesse: www.remax.com.br/mg

 

Conheça a RE/MAX

A RE/MAX é a maior marca de franquias imobiliárias em número de transações do mundo, com mais de 7,5 mil unidades e mais de 116 mil corretores associados ao redor do globo. A companhia abriu o seu capital na Bolsa de Nova York (EUA) em setembro de 2012 e vivencia uma excelente fase de franca expansão.

O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Pabllo Vittar agitará a Esplanada do Mineirão no sábado de carnaval

Artigo Anterior

Trip Food apresenta maratona de filmes e desenhos animados

Relacionados