As três edições pertencem ao chamado Circuito de Autores, voltado para promover, por meio de uma itinerância de âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira. Há hoje, no Brasil, uma diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. Boa parte desses artistas é pouco conhecida fora das localidades onde atuam, o que demanda uma necessidade de intercâmbio desses autores para fazer circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões.
Por isso, Montes Claros, Belo Horizonte e Juiz de Fora receberão a mesa ‘O portunhol selvagem na literatura contemporânea latino-americana’ com os autores Joca Terron e Douglas Diegues. A proposta é analisar como a mescla de línguas é uma das bases de certa literatura latino-americana contemporânea, que rompe com a língua única enquanto império estatal e tem como uma de suas bases a linguagem como um animal selvagem não domesticado.
A participação em todos os encontros é gratuita, com retirada de convites antes do início da atividade. Os espaços são sujeitos a lotação.
CONHEÇA O PROJETO
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país. Em Minas Gerais o projeto começou em abril de 2018, em Poços de Caldas.
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o Arte da Palavra é composto por diferentes eixos: o Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.
Dentre os participantes de 2018, nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber percorrerão o país. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.
SERVIÇOS
MONTES CLAROS
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras | O portunhol selvagem na literatura contemporânea latino-americana
Convidados: Douglas Diegues e Joca Reiners Terron
Mediação: Ulisses Belleigolli
Data: 15 de maio de 2018
Horário: 18h
Local: Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, Centro)
Entrada gratuita, sujeito a lotação do espaço
BELO HORIZONTE
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras | O portunhol selvagem na literatura contemporânea latino-americana
Convidados: Douglas Diegues e Joca Reiners Terron
Mediação: Gabriela Figueiredo
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 19h
Local: Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita, mediante retirada de senha na bilheteria
JUIZ DE FORA
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras | O portunhol selvagem na literatura contemporânea latino-americana
Convidados: Douglas Diegues e Joca Reiners Terron
Mediação: Auíri Tiago
Data: 18 de maio de 2018
Horário: 19h
Local: Sesc Juiz de Fora (av. Barão do Rio Branco, 3.090)
Entrada gratuita, sujeito a lotação do espaço
Informações para o público: (31) 3270-8100
Informações para a imprensa – Belo Horizonte: Saulo Penaforte (31) 3279-1479 | (31) 98201-1561 | (31) 98766-6951 | (31) 98744-5409 | Juiz de Fora: Cássia Miranda: (31) 98502-8074 Montes Claros: Izabela Borges (38) 98428-6260 | [email protected]