CHEF CRISTÓVÃO LARUÇA REPRESENTA CULINÁRIA DE PORTUGAL EM EVENTOS GASTRONÔMICOS



Ele estará presente no Minas é o Mundo e na 8º Festa Portuguesa

[dropcap size=big]E[/dropcap]m Junho, os belo-horizontinos terão oportunidade de vivenciarem novas experiências gastronômicas em eventos que unem a solidariedade e o sabor de diferentes cozinhas do mundo. O chef Cristóvão Laruça estará representando Portugal em dois eventos: o Minas é o Mundo e a 8º Festa Portuguesa. Atualmente, ele está no comando dos restaurantes Caravela, localizado no Foyer do Museu Histórico Abílio Barreto, e também do Tasca Lusitana, que fica no Mercado da Boca.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, Belo Horizonte recebe pela primeira vez a Minas é o Mundo – uma oportunidade única de provar a gastronomia de 18 países sem sair da cidade. Para o cardápio, o chef selecionou cinco pratos típicos da terrinha, sendo eles: bolinhos de bacalhau convencional e com espuma de queijo Serra da Estrela, tirinhas de copa lombo de coentrada, bacalhau à Brás e uma das sobremesas mais famosas: os pastéis de nata, também conhecido como pastel de Belém.

O evento vai reunir chefs e cozinheiros representando também outros países, como: França, Itália, Colômbia, Japão, Peru, China, Espanha, Índia, Escandinávia, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Síria, Uruguai, Tailândia e, claro, o Brasil, com a gastronomia de Minas. Os ingressos estão sendo vendidos a partir de 10 reais, e podem ser adquiridos pelo site Sympla (bit.ly/minaseomundo) . Todo valor cobrado para entrada do evento será doado integralmente para a campanha CALOR HUMANO, realizada pelo Servas.

Outro evento que contará com a participação do chef neste final de semana será a 8ª edição da Festa Portuguesa, realizada pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, tendo como objetivo comemorar o Dia de Portugal no Brasil, o Dia de Camões e estreitar ainda mais as relações entre brasileiros e luso-descendentes na cidade. A celebração acontece no dia 16 de junho e irá ocupar o entorno do Museu Histórico Abílio Barreto – a casa do Caravela – com atrações gastronômicas e artísticas que reforçam a interação cultural entre os países. Os restaurantes participantes estarão concorrendo em um concurso gastronômico nas categorias “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Sobremesa” e “Melhor Prato Fusão Minas Portugal”.

No menu do chef Cristóvão Laruça, o público poderá degustar bacalhau em lascas no creme da sua caldeirada e crocante de tapioca com sabor de azeitonas, e também terá a opção do peixe em lascas confitado em azeite, creme de caldeirada de bacalhau, gel de hortelã e crocante de azeitonas. Com o objetivo de fazer uma fusão da gastronomia portuguesa e mineira, ele também vai preparar dois pratos especiais para a festa: o  filézinho com migas de baroa em texturas de goiaba,  filézinho de porco a baixa temperatura com migas de pão e batata baroa com linguiça portuguesa e texturas de goiaba (molho de goiaba, pururuca de goiaba, picles de goiaba e ar de goiaba).

Ele explica como foi o processo de criação dos pratos que unem as duas tradicionais cozinhas e a escolha dos elementos para a combinação de sabores. “A goiaba porque é um fruto que tem no Brasil inteiro, e quando penso na fruta, me lembro de Minas Gerais, da goiabada cascão e de toda a tradição de doces do estado. A goiaba está para o mineiro assim como a marmelada está para o português. Já a baroa é o sabor mais surpreendente e mais incrível que experimentei na minha vida adulta enquanto estive no Brasil.”, destaca Laruça. “Também estou trazendo o lombinho de porco, uma carne que fazemos muito em Portugal, e acho que é um pouco subjulgada aqui no Brasil. Um corte de filezinho para nós é uma iguaria, tanto que lá é um dos cortes mais caros da carne e aqui está entre os mais baratos”, informa o chef. A proteína traz como acompanhamento as migas, que é uma massa feita de pão e que pode levar batata (no caso, a baroa), típico da região do Alentejo, localizada no centro-sul de Portugal.

O evento conta também com o Show Cooking, no qual dois chefs e um doceiro ensinam como preparar alguns dos pratos e doces lusitanos mais apreciados. Na programação artística, um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse. O evento começa às 10h e a entrada é mediante doação de agasalho, alimento não-perecível, livro ou material escolar. Haverá pontos de coleta nas entradas da festa.

 

Serviço:

 

MINAS É O MUNDO

Local: Em frente a Orquestra Filarmônica (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto)

Datas e horários:

14/06 – Quinta-feira: 18h às 23h
15/06 – Sexta-feira: 17h às 23h
16/06 – Sábado: 11h às 23h

Valor dos ingressos: R$ 10

Vendas: http://bit.ly/minaseomundo

FESTA PORTUGUESA

Data/horário: 16 de junho, das 10h às 22h

Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto:

Rua Bernardo Mascarenhas

Rua Josafá Belo

Rua Ten. Renato César

Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto

Praça Prof Godoy Betônico (NOVO ESPAÇO)

Ingressos: Entrada Gratuita mediante doação opcional de agasalho, alimento não-perecível, livro e material escolar. Haverá pontos de coleta nas entradas da festa.

Mais informações: www.camaraportuguesamg.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Benedita Comunicação – (31) 3225 1197

Diretor:

Thiago Romano – [email protected] – (31) 99282 6879

Assessora de imprensa:

Naiara Rodrigues – naiararodrigues@beneditacomunicacao.com – (31) 99371 1756

Visite as páginas oficiais da Benedita Comunicação:

www.beneditacomunicacao.com

instagram.com/beneditacomunicacao
www.facebook.com/beneditacomunicacao

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

HUB SOCIAL RECEBE WORKSHOP DE MINDFULNESS

Artigo Anterior

BUD BASEMENT IRÁ OCUPAR ESPAÇO INÉDITO NO CENTRO DE BH

Relacionados