Obesidade pode ser dividida em quatros níveis, diz estudo

0
20

Pesquisas recentes apontam características especiais para cada grupo e auxilia na identificação do melhor tratamento.

Considerada um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, a obesidade é uma doença que traz consigo diversos transtornos. As formas de tratamento podem ser distintas para cada caso e, dessa forma, exige estudos frequentes para entender melhor tal ação em diferentes organismos. Pensando nisso, através de pesquisas recentes, descobriu-se que a obesidade configura-se em quatro subtipos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade já atinge quase 20% da população brasileira, índice que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial referente à doença. Para o cirurgião endoscopista, Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e nutrologia, as pesquisas recentes chegam em boa hora e podem auxiliar no tratamento, além de diminuir a taxa da doença.

Os estudos realizados pela universidade americana, Brown University, definem a obesidade em quatro níveis. Há aqueles que desenvolveram a doença desde a infância. Outros relacionados ao consumo desordenado de comida. Enquanto alguns obtiveram o problema como consequência de outras doenças, como a diabetes, por exemplo. E, por fim, o grupo que se percebeu apenas com a obesidade média.

Conclusões

Sander explica que ao descobrir tais características, é possível encontrar o procedimento mais eficaz para cada indivíduo rapidamente ao eliminar os demais fatores prévios. “No caso de quem possui a obesidade desde a infância, por exemplo, observou-se que a cirurgia bariátrica obteve resultados mais eficientes que dos outros grupos. Da mesma forma, percebemos que as mulheres que possuem hábitos compulsivos em relação à comida têm mais facilidade para emagrecer que os homens na mesma condição. A partir daí, temos a oportunidade de desenvolver dietas mais eficazes para cada grupo, estilo de vida e outras características”, garantiu.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscópico, especialista em gastroenterologista e nutrologia. É diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br). 
Assessoria de Imprensa
Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação e ImprensaLetra Comunicação e Marketing
www.letracomunicacao.com[email protected](31) 3236-1477 ou 98429-7565

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here