É possível decorar o apartamento gastando pouco?

0
137

Criatividade e reaproveitamento de materiais reduzem os custos na hora de “dar uma nova cara” aos ambientes

Chaves na mão, sim o sonho da casa própria se tornou realidade! Agora é hora de curtir cada cantinho, mas, que tal deixar o novo apê com a sua cara, dando aquele toque na decoração? Para quem está pensando que isso é sinônimo de altos gastos, se enganou. Com muita criatividade e reaproveitando alguns materiais é possível transformar o seu lar, imprimindo em cada ambiente a sua personalidade.

A analista contábil Andréia Teodoro da Silva, 26, mudou recentemente para um apartamento de dois quartos da construtora AP Ponto, o Ponto Vivace, localizado na cidade de Contagem. Para dar um toque pessoal a cada ambiente Andréia resolveu investir na decoração do imóvel, mudar um pouco a casa. A jovem se surpreendeu ao descobrir que as mudanças não geraram muitos gastos.

“Realizei muitas mudanças na decoração do meu apartamento para deixá-lo mais do meu jeito. Troquei a iluminação, instalei espelhos, mudei a cor das paredes, as cortinas, mudei alguns móveis, mas posso dizer que gastei menos do que imaginei”, declara a analista contábil.

Assim como Andréia muitos desejam mudar o seu apartamento, mas deixam a decoração em segundo plano, pensando mais no orçamento. Mas, com algumas dicas é possível transformar a casa gastando pouco. Confira:

Dê uma nova função aos móveis

Aquele banquinho esquecido na cozinha ou perdido na área de serviço pode ter uma nova função. Com um pouco de tinta ele pode ficar novo e ser utilizado como mesinha de canto, deixando a sua sala com um charme especial. Outra sugestão é usá-lo como móvel de apoio ao lado da cama. Pensando nas crianças, é possível ainda criar um cantinho para que os pequenos recebam os amigos. Existem no mercado adesivos com preços acessíveis que podem ser aplicados em móveis de diferentes materiais como esses banquinhos. E o melhor, os filhos podem participar dessa transformação, tornando esse momento ainda mais divertido.

Transforme as paredes

Uma nova cor nas paredes pode deixar qualquer ambiente completamente diferente. Seguindo essa proposta, que tal mudar a pintura do seu apartamento? Também vale apostar em prateleiras e estantes com objetos de relacionados à sua personalidade para completar a decoração. Outra dica é optar por um papel de parede. Existem estampas interessantes no mercado, pesquise, escolha a que mais lhe agrada e transforme seu lar. Se você está com medo de arriscar, opte por tons de tinta ou estampas de papeis de parede mais neutras. “Gosto de cores claras, assim optei por pintar as paredes do meu apartamento com tons neutros. Como as janelas são grandes, os ambientes recebem muita claridade e, para aproveitar essa luz natural também instalei cortinas mais claras. Essas mudanças deixaram minha casa ainda mais bonita e agradável”, comenta Andréia.

Aposte nas plantas

Outra dica interessante para decorar o apartamento gastando pouco é espalhar vasos de plantas pelos ambientes. Elas dão mais vida à casa e podem ajudar até na redução de alguns custos. Um bom exemplo são os jardins verticais. Já ouviu falar? São vasos de plantas instalados nas paredes ou suspensos com um ponto de fixação no teto. Você pode cultivar ervas e temperos em sua própria cozinha para utilizá-las em diversas receitas. Algumas verduras também podem ser cultivadas nesses espaços. Você terá folhas e legumes fresquinhos à mão, reduzindo os gastos com as compras para as refeições da família. Os jardins verticais também podem deixar as áreas externas como varandas, mais charmosas. Flores pendentes ou uma parede verde mudam completamente o ambiente. Esse cantinho ainda promove a integração de toda a família que se reunirá para cuidar dessas plantas.

Reforme, customize

Quer dar uma nova cara para aquele espelho antigo deixado lá no quarto? Invista em uma moldura e coloque a peça em sua sala ou em outro ambiente do apartamento. O espelho proporciona mais amplitude ao ambiente, dá um toque mais refinado ao espaço. Outra boa dica é reunir os espelhos esquecidos pelas gavetas da casa, customizar as molduras e instalá-los nos corredores. Esse espaço que normalmente é deixado de lado na decoração pode ganhar uma nova vida. “Instalei uma peça de espelho em minha sala. Posso dizer que o espelho dá uma sensação de mais amplitude ao ambiente com certeza e, em contraste com a iluminação o espaço parece ainda maior”, completa a analista contábil.

Aproveite os espaços verticais

Otimizar os espaços e deixar os ambientes organizados é um desafio para muitas famílias, principalmente para aquelas com crianças. Pensando nisso, uma boa dica é utilizar nichos que podem ser instalados nas paredes. Eles possuem diversas formas e funções e integram a decoração de qualquer ambiente. No banheiro, por exemplo, podem ser usados para a disposição dos produtos de higiene e beleza. Na sala ou no quarto são utilizados para armazenar livros, brinquedos das crianças e coleções de CD’s, filmes, entre outros objetos. Esses nichos podem ser feitos com caixotes de feira ou gavetas de móveis antigos. Além de funcionais, eles deixam o espaço com mais personalidade.

Sobre a AP Ponto

A AP Ponto é uma construtora e incorporadora que atua na construção de empreendimentos que fazem parte do programa “Minha Casa Minha Vida”. Com foco no cliente, a missão da empresa é descomplicar o sonho da casa própria. É conhecida também por ter a entrega garantida e sempre no prazo. Fundada na capital mineira em 2010, pelo engenheiro Bruno Lafetá, a empresa chegou ao mercado com profissionais com mais de 20 anos de atuação no setor. Em 2013, a AP Ponto iniciou seu processo de expansão e está presente nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Santa Luzia e Uberlândia. Ao todo, a construtora já entregou 27 condomínios e mais de 3.000 unidades de apartamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here