Quem aí se lembra dos vídeos postados nas redes sociais que mostram a passarela de acesso à Estação Lagoinha balançando durante o Carnaval? A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela estrutura, já garantiu que a travessia é segura e que a passarela não corre o risco de desabar.
Mesmo assim, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte irá vistoriar o local, no próximo dia 27 de março, às 9 horas.
O vereador Jair Di Gregório (PP), que solicitou a vistoria, declarou que recebeu diversas denúncias de que a passarela estaria com a estrutura abalada. Ele ressaltou que a visita técnica será importante, também, para tranquilizar os moradores, que estariam “aterrorizados” com a possibilidade de existência de problemas estruturais na passarela.
Segurança
Após a divulgação dos vídeos, a Defesa Civil de BH notificou a CBTU, por duas vezes, para que apresente o laudo de segurança, de serviços e de manutenção da passarela. A CBTU, por sua vez, explicou que a estrutura é apoiada sobre uma base de neoprene – material que permite a dilatação e a movimentação parcial do conjunto.
“Essa é uma técnica de construção própria para obras dessa natureza e amplamente utilizada pela Engenharia. A CBTU esclarece que realiza vistorias técnicas periódicas na passarela de Lagoinha e a estrutura não apresenta nenhuma evidência de risco aos usuários”, diz o comunicado encaminhado no início desta semana.