Brascubazz faz show de lançamento do primeiro álbum em BH



Grupo sobe ao palco do NECUP no dia 24 de abril; álbum traz em sua
sonoridade o choro, baião, samba, chachacha e mambo

O cenário musical brasileiro tem se tornando uma máquina de grandes talentos, principalmente através das plataformas digitais. Basta entrar nos canais para perceber o número de produções que estão pipocando. No entanto, poucas com uma proposta diferente e acima de tudo autêntica, como é o caso do grupo Brascubazz. O grupo instrumental criado pelo percussionista Rafael Leite no ano de 2011 e composto também por Bosco de Oliveira, Gilles Villeneuve, Bruno Malaguti, Tiago Ramos, Juventino Dias e Danillo Mendonça chega para mostrar que é possível ousar e misturar sons e manter um trabalho de qualidade. Assim, no dia 24 de abril, quarta-feira, às 20h30, o grupo lança o seu primeiro álbum no Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP) – (Av. Nossa Sra. de Fátima, 3312 – Prado, Belo Horizonte-MG) propondo a integração dos diversos ritmos latinos as tradicionais expressões da música brasileira.

O Brazcubazz, grupo instrumental de Jazz Latino, natural de Belo Horizonte/MG nasceu a partir das experiências musicais vividas pelo percussionista e fundador Rafael Leite, que estudou música em Cuba e viajou por vários países e regiões do Brasil estudando as infinitas riquezas dos saberes dos povos tradicionais. A partir daí, através de suas pesquisas e inspirado nas culturas populares fundou o Percussão Brasil e a associação NECUP – Núcleo de Estudos de Cultura Popular, afirmando e consolidando assim a semelhança cultural entre Brasil e seus irmãos latinos.

Para chegar ao som único e bem diferente do grupo, o Brascubazz utiliza-se de recursos do Jazz e de toda a familiaridade latina que estilos clássicos como Danzón, Chachacha, rumba, Guajira e Son se misturaram a expressões como o Choro, Baião, samba, Afox&eacute%3&Bacute; e Maracatu. Desta forma, trazendo à sonoridade do Brascubazz, uma característica rítmica, harmônica e melódica de muita força ancestral. Ou seja, uma energia onde o tradicional e o moderno caminham juntos de forma pitoresca, despertando sentimentos, propondo sensações, reafirmando o poder da cultura, recordando assim, o prazer e o privilégio do que é ser realmente latino.

Jazz Latino

De acordo com Rafael Leite, Jazz Latino utilizado pelo grupo, é um estilo musical em forma de improviso. “Nasceu a partir da fusão de ritmos, formas e conceitos da música latina a elementos próprios do jazz. Em meados de 1940 o estilo de jazz que em sua forma atual para a época conhecida como Bebop se misturou a Estilos musicais como o cubano e brasileiro, consolidando se a partir daí como um estilo de muita força e expressão mundialmente”, disse.
Segundo ele, o Jazz Latino se enriqueceu com o tempo de outras influências musicais oriundas de outros países latinos. “Ele se enriqueceu das influencias da Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Colômbia e toda Latino América tornando o jazz latino ainda mais forte, especifico quando tocado em seu país de origem, mas ao mesmo tempo mundialmente globalizado quando interpretado por músicos jazzistas em geral”, concluiu.

Serviço
Brascubazz lança seu primeiro álbum de Jazz Latino no NECUP, em Belo Horizonte
Local: Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP) – Av. Nossa Sra. de Fátima, 3312 – Prado, Belo Horizonte-MG
Data: 24 de abril, quarta-feira
Horário: 20h30
Ingressos: R$20 com CD incluso
Classificação etária: livre

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Danilo Bottrel lança faixa do DVD com participação de Fernando Zor, da dupla Fernando & Sorocaba

Artigo Anterior

Dome Lounge Bar comemora dois anos com atrações de peso do pagode, samba e axé

Relacionados