Entenda as principais vantagens de investir em um mercado que cresce diariamente
Quando se fala em franquias é muito comum ouvir os pontos positivos desse setor. Apenas no último ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento demonstrou crescimento superior ao PIB nacional, sendo 7% apenas no primeiro trimestre de 2018. Já a tendência para este ano ficou em 9%. Porém, algumas pessoas podem ter dúvidas quanto aos números e os benefícios de investir em um mercado tão competitivo. Será que o franchising realmente vale a pena no Brasil?
Segundo o fundador e diretor da rede de franquias HC School, Júnior Pires Júnior, a resposta é positiva. Ele explica que os números liberados pela ABF é apenas um dos diversos pontos a favor deste mercado. “Basicamente, para os investidores, o crescimento é um ótimo sinal. Tudo isso causa maior confiança para desenvolver estratégias e melhorias. Os franqueadores, franqueados e consumidores finais conseguem obter cada vez mais resultados em virtude disso”.
Principais vantagens
Além de gerar confiança, o franchising possui ferramentas para que o franqueado não fique desamparado e, ainda, usufrua de estratégias já testadas. “Todo o know-how, credibilidade, treinamentos, publicidade, estrutura das unidades, entre diversos outros pontos, são divididos entre todos os investidores. Já que os principais meios já foram estudados, as chances de algo dar errado são bem menores do que em um negócio comum”, garantiu Pires.
O que não esquecer
Se por um lado o crescimento é positivo, por outro causa a necessidade de atualização constante, ou seja, muito trabalho. “É preciso destacar que, nesse sentindo, os investidores precisam ficar atentos. É essencial buscar atualização para continuar colhendo bons resultados. Mesmo em uma marca já consolidada, é preciso pesquisar as mudanças no público-alvo, concorrentes e diversos outros aspectos”, ressaltou o empresário.
Júnior ressalta que, no entanto, para realmente valer a pena fechar negócio e embarcar no mundo do franchising, o empreendedor precisa estar ligado nas novidades, além de estar disposto a inovar. “Mesmo que o plano de negócios já esteja formatado, é necessário lembrar a importância de uma boa gestão”, alertou.
Fonte: Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte (www.hcschool.com.br).