Saúde bucal feminina: em que aspectos a atenção deve ser redobrada?

Beautiful woman smile. Dental health care clinic.


Mudanças em certas etapas da vida podem influenciar
no surgimento de algumas doenças

A saúde dos dentes é fundamental para manter o resto do organismo em equilíbrio. Então, manter os hábitos de higiene necessários está sempre entre as recomendações mais importantes dos médicos. Porém, para as mulheres, esse aspecto deve ter ainda mais destaque, pois, devido à alguns fatores, a falta de cuidados em certos períodos pode intensificar o surgimento de doenças.

A cirurgiã dentista e especialista em implantodontia, Renata Amorim, sócia da Clínica Vitácea Odontologia, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, explica que as alterações hormonais no corpo feminino deixam o organismo mais suscetível a determinados problemas. “É importante lembrar que ambos os gêneros devem manter atenção igual para a saúde bucal, mas o público feminino deve ter atenção redobrada em certos momentos na vida”.

Gestação

Ela indica que uma dessas fases de maiores cuidados é durante a gravidez. “As mudanças físicas, emocionais e hormonais impactam em alguns aspectos. Entre eles, as gengivas, por exemplo, ficam mais sensíveis. Além disso, algumas mulheres mudam a alimentação nessa fase. É comum haver o maior consumo de doces e outras guloseimas”, citou a especialista.

Outro fator que prejudica durante a gestação é a dificuldade em escovar os dentes com maior frequência. “É comum elas sentirem muito enjoo com as pastas de dentes, então fica difícil escovar na frequência necessária. Nessa fase, para evitar transtornos, é recomendado visitar o dentista em mais ocasiões, já que com acompanhamento médico é possível avaliar outras formas de limpeza e estabelecer tratamentos adequados”, garantiu Renata.

Menopausa

Já o período da menopausa é outro momento em que a saúde bucal feminina pode ficar prejudicada. “Devido as mudanças hormonais dessa época, pode haver perda óssea, além de pouca salivação, que pode ser responsável pela xerostomia, ou boca seca, que provoca o mau-hálito e deixar a boca mais suscetível a bactérias. Por isso, este é outro momento em que a visita regular ao dentista é extremamente necessária”, lembrou Amorim.

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Saiba como unir moda e sustentabilidade

Artigo Anterior

Trem Tan Tan apresenta seu "Sambabilolado e outros Tan Tans" em Centros Culturais de BH

Relacionados