Qual a relação entre dor física e emocional?



Entenda como as duas condições estão relacionadas e qual a melhor maneira de tratar tais problemas

Ter um desgosto e logo em seguida surgir um resfriado, tomar uma bronca e ter uma crise de insônia no mesmo dia… Ou até mesmo sofrer com um grande estresse e como resultado ter uma diarreia. Essas são situações parecidas pelas quais muita gente já passou. Mas o que há em comum entre esses momentos? O fato é que, comprovadamente, as dores físicas e emocionais estão quase sempre interligadas.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que a maioria das pessoas que sofrem com alguma dor física tem consequências emocionais e vice-versa. A médica com formação ampliada pela Antroposofia, Danielli Ferraz, comenta que através da visão antroposófica é fácil entender essa relação.

De acordo com os estudos desenvolvidos a partir dos conhecimentos elaborados pelo filósofo e pesquisador austríaco Rudolf Steiner, o ser humano é composto por três partes que interagem. “Na visão antroposófica, o Homem é compreendido como um ser constituído de corporalidade, ou seja, seu corpo, de uma vida psíquica, alma e de uma identidade, que é o espírito”, explicou Ferraz.

Portanto, quando o ser humano é abalado de uma maneira inesperada, todas essas partes são afetadas como um todo. “Esses pontos fazem parte de um só corpo, é quase impossível separar a relação entre físico e emocional. Quando acontece algum tipo de abalo, as consequências são mútuas”, acrescentou.

Tratamento

A melhor forma de curar uma doença é tratando o indivíduo como um todo. “Por isso, cada dia se fala mais sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. Para haver equilíbrio, esses dois pontos precisam estar de acordo. Ou seja, a melhor maneira de entender e achar a causa de diversos problemas é através desse tipo de tratamento multidisciplinar”, garantiu.

Fonte: Danielli Ferraz, médica com formação ampliada pela Antroposofia, especialista em medicina escolar.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Comédia Casar Pra Quê chega em BH para única apresentação

Artigo Anterior

Odontofobia: como superar o medo de ir ao dentista?

Relacionados