Dia do Vendedor Lojista: como cuidar deste profissional tão importante para o comércio?



Confira dicas para se sair bem nessa profissão
A consultora de vendas, empresária e coach, Eliane Santos.
A arte de vender é considerada uma das profissões mais antigas do mundo. Empreendedores de todas as áreas precisam saber ao menos algumas técnicas desse segmento para conseguirem se sobressair em suas profissões. Mas, o vendedor de loja é aquele que domina quase todas essas características, mesmo que não saiba. Não é à toa que o vendedor lojista é considerado um dos principais profissionais para a economia mundial. Seja em datas comemorativas ou não, eles sempre estão presentes nos principais dados relacionados ao mercado econômico. Por isso, ter um dia dedicado a este profissional tornou-se mais que necessário!
Em 30 de agosto é celebrado o Dia do Vendedor Lojista. A consultora de vendas, empresária e coach, Eliane Santos, comenta que esta data é muito importante para o comércio, exatamente por celebrar o principal profissional responsável pelo sucesso de um negócio. “Sem os vendedores, as lojas simplesmente não conseguem prosperar. São eles que lidam primeiramente e diretamente com o público. E também são eles que  dominam as principais técnicas comerciais. Dessa forma, o vendedor lojista precisa de destaque em qualquer momento”, completou.
Existe segredo para vender mais?
Aos profissionais que estão nesse setor ou que ainda pretendem se inserir nesse meio, a atualização precisa ser constante. Afinal, com a tecnologia e as demais mudanças no cenário de venda, o público também se atualiza rapidamente. Então, o que fazer para não perder vendas e continuar agradando o público? Eliane Santos separou algumas dicas. Confira:
– Para os empresários: é necessário preservar um dos principais profissionais do seu negócio! Portanto, criar um ambiente saudável, motivador, ouvir sugestões e saber realizar criticas construtivas é essencial. Além disso, o ideal é investir em capacitação e treinamentos para gerar sempre mais resultados.
– Para os vendedores: simpatia e profissionalismo nunca é demais! O público se atrai por pessoas que atendem bem, que conseguem respeitar o espaço individual de cada um e que esclarece dúvidas com qualidade. Portanto, é importante estar disponível e entender o perfil de cada cliente. Todas essas habilidades podem ser construídas ou melhoradas através de prática. Então, investir em literatura e cursos relacionados ao comportamento do cliente é uma excelente opção.
Fonte: Eliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria).
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