Dia do Vendedor Lojista: como cuidar deste profissional tão importante para o comércio?

0
2266
Confira dicas para se sair bem nessa profissão
A consultora de vendas, empresária e coach, Eliane Santos.
A arte de vender é considerada uma das profissões mais antigas do mundo. Empreendedores de todas as áreas precisam saber ao menos algumas técnicas desse segmento para conseguirem se sobressair em suas profissões. Mas, o vendedor de loja é aquele que domina quase todas essas características, mesmo que não saiba. Não é à toa que o vendedor lojista é considerado um dos principais profissionais para a economia mundial. Seja em datas comemorativas ou não, eles sempre estão presentes nos principais dados relacionados ao mercado econômico. Por isso, ter um dia dedicado a este profissional tornou-se mais que necessário!
Em 30 de agosto é celebrado o Dia do Vendedor Lojista. A consultora de vendas, empresária e coach, Eliane Santos, comenta que esta data é muito importante para o comércio, exatamente por celebrar o principal profissional responsável pelo sucesso de um negócio. “Sem os vendedores, as lojas simplesmente não conseguem prosperar. São eles que lidam primeiramente e diretamente com o público. E também são eles que  dominam as principais técnicas comerciais. Dessa forma, o vendedor lojista precisa de destaque em qualquer momento”, completou.
Existe segredo para vender mais?
Aos profissionais que estão nesse setor ou que ainda pretendem se inserir nesse meio, a atualização precisa ser constante. Afinal, com a tecnologia e as demais mudanças no cenário de venda, o público também se atualiza rapidamente. Então, o que fazer para não perder vendas e continuar agradando o público? Eliane Santos separou algumas dicas. Confira:
– Para os empresários: é necessário preservar um dos principais profissionais do seu negócio! Portanto, criar um ambiente saudável, motivador, ouvir sugestões e saber realizar criticas construtivas é essencial. Além disso, o ideal é investir em capacitação e treinamentos para gerar sempre mais resultados.
– Para os vendedores: simpatia e profissionalismo nunca é demais! O público se atrai por pessoas que atendem bem, que conseguem respeitar o espaço individual de cada um e que esclarece dúvidas com qualidade. Portanto, é importante estar disponível e entender o perfil de cada cliente. Todas essas habilidades podem ser construídas ou melhoradas através de prática. Então, investir em literatura e cursos relacionados ao comportamento do cliente é uma excelente opção.
Fonte: Eliane Santos, coach, consultora de vendas e empresária (@elianesantosconsultoria).
Artigo anteriorDanilo Bottrel empresta a sua voz para mais dois grandes sucessos do sertanejo
Próximo artigoFranquias comandadas por mulheres faturam mais no mercado
■ Jornalismo: Editor e fundador do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 - Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI ______________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor Adv. [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Direito/Advocacia (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Redes & Telecomunicações - Seg. Digital (FCCNA). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]