CENSA Betim sedia torneio de equoterapia de pessoas com deficiência intelectual



Em sua sexta edição, iniciativa realizada em parceria com o Centro de Equoterapia Talentos, sem caráter competitivo, acontece neste sábado, 28 de setembro

O Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção – CENSA, em Betim, reconhecido nacionalmente pelo acolhimento e educação socializadora de pessoas com deficiência intelectual, oferece a equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para ajudar no tratamento dos educandos. Para incentivar ainda mais a prática, a entidade realiza, em parceria com o Centro de Equoterapia Talentos, o VI Torneio de Equoterapia, que acontece neste sábado, 28 de setembro, a partir das 9h, na sede da instituição (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG).

De acordo com Carla Braz, fisioterapeuta da equipe do CET – Centro de Equoterapia Talentos, que atua no CENSA Betim, o torneio não tem caráter competitivo, mas sim o objetivo de ampliar a potencialidade dos educandos praticantes, com a boa postura, cuidados com os animais, promovendo a estabilidade emocional. Cerca de 15 educandos participarão da atividade.

Conhecida como equoterapia, o método terapêutico com abordagem interdisciplinar ganhou a atenção da equipe do Censa por exigir do praticante a participação do corpo inteiro. Uma observação que tem colocado em evidência a presença do cavalo nos excelentes resultados de desenvolvimento das atividades motoras dos educandos. “O cavalo não é só fonte de esporte ou diversão, mas útil, também, quando o assunto é saúde. Aqui no CENSA vemos muitos avanços nos casos de educandos com deficiência intelectual. Em alguns casos, temos indivíduos mais agitados ou com dificuldades de concentração e a terapia com o animal ajuda a desenvolver a mente e corpo e trabalhar a concentração”, explica Carla Braz.

Segundo a fisioterapeuta, a atividade faz parte da proposta diferenciada de atividades esportivas e recreativas do CENSA. E a prática da modalidade, foi cientificamente comprovada pela sua contribuição para o desenvolvimento de várias cadeias da deficiência como a força, o tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Na prática, o ambiente e a formação da equipe devem seguir normas específicas que garantam a segurança e o acolhimento do educando. No CENSA Betim, cada sessão é acompanhada por, no mínimo, três profissionais de diferentes categorias: a equitação, a fisioterapia e a psicologia.

Serviço:

VI Torneio de Equoterapia CET em parceria com o CENSA Betim

Data: 28/09 – sábado

Horário: 09h

Local: Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: [email protected]

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Zé Neto & Cristiano, Juan Marcos & Vinícius e Beto & Breno agitam Betim

Artigo Anterior

Danilo Reis & Rafael lançam a primeira faixa do DVD gravado ao vivo em Betim

Relacionados