Quilombo Manzo Ngunzo kaiango e Babilak Bah convidam para a performance de encerramento da Oficina Ritmo: Corpo e Palavra.



Depois de oito encontros intensos, tendo como evidência a pesquisa que proporcionou um provocativo laboratório de criatividade, a Oficina: Ritmo Corpo e Palavra, ministrada pelo multi-artista Babilak Bah, no Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, chega ao final realizando uma performance, ofertada à comunidade do Quilombo Manzo, aos moradores do bairro Santa Efigênia, comunidade artística de Belo Horizonte e a comunidade de terreiro

Os integrantes desse híbrido processo de investigação e provocação de sentido, permeado por questões do sensível, formado por pessoas comuns, artistas, estudantes, crianças, militantes da questão racial, psicólogos, e assistencial social, formam um riquíssimo caleidoscópio de percepção, e a partir dessa liga sensível e diversa, apresentam uma performance assinalado por temas políticos e pela dimensão da problemática do social inscrito na ordem do comum que proclama a conscientização, no qual debatem questões de racismo, intolerância, ancestralidade e a vida do homem e da mulher negra na sociedade.

Em um tempo de retrocesso, de censura e quebra de direito. É necessário e urgente recuperar a palavra como mediadora daqueles que estão perdendo a liberdade, nesse sentido, a oficina, Ritmo Corpo e Palavra teve como propósito trabalhar textos poéticos da literatura negra e de autores que viveram em períodos históricos distintos. No entanto, as questões de racismo e a intolerância se entrelaçam e dialogam como se fosse nos tempos correntes. Toda essa desconstrução subjetiva e problematização simbólica teve como abordagem uma produção poética que permitiu a reflexão e outras significações da realidade, a partir dos respectivos autores e autoras: Luiz Gama, Lino Guedes, o poeta angolano Augustinho Neto, Lourdes Teodoro, e poetas contemporâneos, como, Nelson Maca (autor do livro: “Gramática de Ira”) Éle Semog, Aciomar de Oliveira, Fatima Trinchão e pela escrevivência de Conceição Evaristo.

Performance de encerramento da Oficina Ritmo: Corpo e Palavra.

Coordenação Babilak Bah

Local: Quilombo Manzo Ngunzo kaiango – Rua São Tiago, nº 216, Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte

Data: 14 de setembro de 2019, sábado

Horário: 15h30

A ‘Oficina: Ritmo, Corpo e Palavra’ é realizada com os recursos da Lei Municipal de incentivo à Cultura, através do edital Descentra 2018, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Gaab, Rodriguinho e Ah! Mr. Dan lançam o DVD "Legado" em BH

Artigo Anterior

Curso Teatral Laboratório de Movimento chega a Belo Horizonte

Relacionados