Viagens longas podem prejudicar saúde das pernas

Confira dicas para evitar a trombose, uma das principais doenças durante essa época do ano

Após as comemorações de fim de ano, janeiro é época de descanso para boa parte dos brasileiros. Com isso, diversas pessoas pegam estrada ou viajam de avião para curtir as férias longe de casa. O problema é que esse momento também pode se tornar um vilão quando negligenciado. O longo período na mesma posição dentro de veículos é um risco para a saúde das pernas diante dos riscos de desenvolver a trombose.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada mil brasileiros, 2 desenvolvem os sintomas mais leves da Trombose Venosa Profunda (TVP). Enquanto isso, de acordo com a Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose, cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos devido ao grau mais elevado do problema, conhecido como embolia.

O angiologista e cirurgião vascular, Guilherme Jonas, explica que o melhor caminho para se prevenir é através de hábitos saudáveis e vida longe do sedentarismo. “Nunca é demais repetir: bons hábitos alimentares e exercícios físicos salvam vidas. Estes são os principais aliados na prevenção de muitas doenças, entre elas, todos os transtornos ligados à saúde vascular”, destacou.

Férias

A principal causa da trombose é a falta de movimento. “Ficar parado por muito tempo faz com que o sangue não circule da maneira correta. Isso produz coágulos nas maiores veias da perna, conhecidos como trombos e causam dor e inchaço na região, podendo interferir no movimento das pernas e prejudicar, consideravelmente, a qualidade de vida do paciente”.

Exatamente por ser um período em que as pessoas ficam muito tempo paradas na mesma posição e em locais difíceis de mexer as pernas, como o assento de aviões, carros e etc, as férias são o período em que mais surgem casos de trombose. “A melhor forma de prevenir esse problema é com exercícios. Mesmo dentro do carro ou em outro veículo, faça o movimento de levantar e descer os pés a cada 20 minutos. Se possível, tente levantar um pouco. Caso esteja no avião, e se estiver viajando de carro ou ônibus, aproveite as paradas para se exercitar e fazer alongamentos”, indicou o médico.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Artigo anteriorAcne solar: saiba como tratar essa doença típica do verão
Próximo artigoFranquias: tire do papel o sonho de começar o próprio negócio em 2020
■ Jornalismo: Jornalista há mais de 15 anos, Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) & na Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB) ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN) e apoio no setor Jurídico. _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Eng. de Telecom. (Faculdade Nossa Senhora Aparecida) e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) pela FACOR/MG. _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]