Aparelho ortodôntico inadequado e sem manutenção pode causar riscos



Complicações como infecção e até perda dos dentes podem ocorrer, alerta Cirurgião Dentista

O uso do aparelho ortodôntico é um dos procedimentos mais conhecidos para a saúde bucal. Milhares de pessoas que sofrem com os incômodos dos dentes irregulares passam por esse método todos os anos para manter saúde e melhorar a qualidade de vida. Por se tratar de um processo longo e que exige dedicação constante, muita gente acaba interrompendo o tratamento pela metade ou não realiza a manutenção da maneira recomendada pelo dentista. Porém, esse tipo de conduta pode causar sérios problemas à saúde bucal ocasionando, até mesmo, a perda dos dentes.

De acordo com Thiago Penna, cirurgião dentista e pós graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada, um dos erros mais comuns é a falta de manutenção adequada. “Com o tempo, o aparelho ortodôntico se não ativado corretamente e em uma sequência planejada, perde a força adequada para movimentar os dentes e colocá-los no local correto. Por isso, após a avaliação, o dentista indica o período correto para o paciente realizar a manutenção”, explica.

Instalação inadequada também é prejudicial  

Outro sério problema é o tratamento feito de maneira errada, o que pode ocasionar complicações graves. Thiago Penna esclarece que a colocação imprópria do aparelho, realizada com procedimentos e materiais de baixa qualidade, podem provocar diversas doenças. “Procurar um profissional de confiança é muito importante. Nos últimos anos, tornou-se comum utilizar o aparelho apenas para fins estéticos. Muitos locais fazem o procedimento sem a devida avaliação odontológica e sem autorização”, orienta.

Além dos riscos durante a colocação do aparelho, há o risco de surgirem problemas após o procedimento. “Existe uma grande incidência de infecções causadas pela utilização de materiais impróprios. Outro ponto perigoso é a pressão inadequada que pode causar perda óssea e, consequentemente, a perda dos dentes”, alertou.

Para evitar todos esses riscos, o cirurgião dentista indica que a melhor conduta é sempre procurar um profissional habilitado e de confiança. “Não considere apenas o preço na hora de fazer um tratamento. O ideal é sempre se consultar com especialistas que possuam capacitação e referências. Dessa forma, a avaliação será feita da maneira correta e esse profissional indicará o melhor tipo de procedimento e o  período ideal para cada retorno e manutenção. É importante ficar atento aos mínimos detalhes para que a sua saúde não seja prejudicada”, completa.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Franquias: mercado é opção para mulheres conquistarem independência financeira

Artigo Anterior

Como evitar as manchas de pele?

Relacionados