Música pode diminuir ansiedade e melhorar estado psicológico
Em meio aos transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus, especialistas da saúde indicam que é muito importante cuidarmos da nossa saúde mental. Diante do isolamento, artistas do mundo inteiro têm usado as transmissões ao vivo nas redes sociais como forma de proporcionar lazer à população, incentivar a quarentena e minimizar os impactos emocionais causados por esta fase.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil contém o maior número de pessoas ansiosas e deprimidas no mundo. As medidas de isolamento social e todo o transtorno causado pela pandemia mundial da Covid-19 podem aumentar os quadros de tais doenças e piorar os sintomas em quem já é acometido por esses males.
Artista faz transmissões ao vivo durante quarentena
Pensando exatamente em todos os benefícios da música para o cérebro, a pianista Dayse Simone decidiu embarcar na moda das “lives” pelas redes sociais. Como forma de gerar entretenimento e auxiliar no processo de saúde mental das pessoas durante o isolamento, a musicista passou a oferecer um repertório escolhido para esse período. “A música me ajudou em diversas ocasiões e sei que agora não seria diferente. Em um momento tão difícil, poder utilizar meu instrumento para levar alegria e esperança é uma das melhores sensações”, diz.
A pianista comenta que gosta de tocar música clássica, MPB, além de canções de ícones da música internacional, como Beatles, Elton John, entre outros. “Música faz bem aos ouvidos e à alma”, acredita.
Música como remédio para a mente
Diversas pesquisas têm demonstrado os benefícios da música em vários aspectos da saúde mental e física das pessoas. Não importa o estilo, a música pode salvar vidas. Um estudo realizado na Universidade do Estado de Colorado, nos Estados Unidos, indicou que a música tem o poder de produzir benefícios psicológicos, agindo como calmante e possibilitando o controle das emoções.
Serviço
Para ficar por dentro dos horários e dias das lives, acompanhe o Instagram da artista: @daysesimonepianista. Quem quiser dar sugestões, basta enviar uma mensagem e fazer o pedido!
Fonte: Dayse Simone, pianista e professora de inglês.