Quadros de compulsão alimentar podem se agravar durante isolamento social



Nas últimas semanas, a pandemia da Covid-19 tem sido o assunto mais comentado em todo o mundo. Entre as principais medidas de combate à doença está o isolamento social – recomendado por médicos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de necessário, todo esse isolamento pode desencadear transtornos psicológicos e alimentares.

Nesse momento, pessoas que já sofriam com algumas doenças, como ansiedade, depressão e compulsão alimentar, estão correndo o risco de terem os quadros de saúde agravados. Um estudo divulgado pela revista científica The Lancet, no Reino Unido, mostra que os níveis de ansiedade e estresse aumentaram após o isolamento social adotado em diversas partes do mundo. “A ansiedade é um dos principais gatilhos para quem sofre com problemas de compulsão alimentar”, alerta Bruno Sander, médico especialista em gastroenterologia e diretor do Sander Medical Center, Hospital Dia especializado em tratamentos contra obesidade e sobrepeso.

O médico ainda ressalta que, além de pessoas que já sofriam com o problema obterem a chance de recaída, outras que ainda não apresentavam sinais podem ser acometidos por algum tipo de compulsão. “Existem pessoas que podem desenvolver o apetite extremo, descontando na comida todo o período difícil pelo qual estamos passando. Enquanto isso, também existem aquelas que podem ser acometidas por quadros de bulimia e anorexia”, aponta.

Sander explica que esse é o momento de redobrarmos os cuidados com a saúde mental e física. “Todo o corpo deve continuar funcionando bem para evitar riscos. A saúde mental e física sempre foram aliadas uma da outra e agora não será diferente”, diz.

Ou seja, para evitar qualquer tipo de compulsão, o melhor caminho é aderir hábitos saudáveis em todos os aspectos. “Lembre-se de manter uma rotina de exercícios em casa, comer de forma balanceada e em horários estabelecidos. Além disso, algo muito importante é se distrair com coisas prazerosas como música, leitura e, até mesmo, uma comida que você goste, mas de maneira equilibrada!”, destaca Bruno.

Busque ajuda caso seja necessário

Em um momento conturbado como o atual, nem todos estão preparados para passar por isso sozinhos. Após a regulamentação da Telemedicina estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Bruno Sander destaca a importância de buscar profissionais durante a quarentena. “Nesse período, os atendimentos online e por telefone são permitidos. Não hesite em buscar ajuda profissional caso sinta que algo está errado. No caso da compulsão alimentar, por exemplo, você pode contar com médicos para auxiliar e evitar que o problema piore”, orienta.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Medical Hosp se junta à Senai e Fiat para conserto de ventiladores pulmonares

Artigo Anterior

Queimaduras com álcool em gel: saiba como proceder em caso de acidentes

Relacionados